Labirinto na Comunidade-Luz Figueira

Percorrer o labirinto, símbolo do nosso caminhar pela vida, oferece uma valiosa oportunidade aos que buscam autoconhecimento. Sobre esse instrumento evolutivo, o filósofo espiritualista José Trigueirinho Netto nos instrui:

“(…) O Labirinto é um símbolo muito antigo e tem muitos significados. Esses significados variam no Egito, na Grécia, na Ásia. Enfim, é um símbolo complexo, rico e muito profundo. Para nós, na Comunidade-Luz Figueira, o Labirinto simboliza nossa caminhada em direção ao contato com o Eu Superior.

Essa forma circular do Labirinto simboliza nossa caminhada pela vida, nos aproximando do centro. O caminhar no Labirinto nos leva a refletir que estamos nos dirigindo ao centro de nossa Consciência. O Labirinto, como forma de alinhamento, concentração e busca de silêncio interior, é recomendado para todos (…)”

O Labirinto não é o Caminho Direto. É uma aprendizagem que fazemos antes. Primeiramente, temos que dar muitas voltas até optarmos pelo Caminho Direto.

O Labirinto corresponde aos 12 Trabalhos de Hércules.

Núcleo-Luz de Figueira em Brasília Sagrados Reinos (NLSR), filiado à  Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), está, atualmente, concretizando alguns projetos que possibilitam a oferta de exercícios aos que buscam autoconhecimento.

Como no Núcleo-Luz, nas Comunidades-Luz ligadas à Fraternidade – Humanitária (FFHI) eles estão presentes:  labirinto, casa de oração no formato geodésico, círculo de pedras e outros.  Essas manifestações podem propiciar o despertar da realidade interna, auxiliando na ampliação da consciência. Sabemos que, no mundo das energias, um pequeno impulso pode provocar deslocamentos importantes.

Estão sendo materializados no NLSR: um labirinto, inspirado no existente na Catedral de Nôtre-Dame de Chartres (França); uma casa de oração no formato geodésico; um círculo de pedras e uma área de banhos ao ar livre. Completando esse cenário, existem na área dois lagos, contornados, em abundância, pela vegetação do Cerrado, que espelham muita serenidade ao local.

Labirinto – Concentração  e  Alinhamento

Desde a Antiguidade, o labirinto desperta o interesse do homem. Para muitos, trata-se de um mistério, enquanto outros lhe atribuem significados inquietantes. Houve o labirinto da Ilha de Creta, que fazia parte de rituais iniciáticos, e os do Egito de 1800 a.C., formados por doze jardins contíguos e cobertos, circundados por muros. Eram comuns em pavimentos das igrejas cristãs, e nas grandes vilas e parques italianos se viam jardins com esse formato.

 Percorrer um labirinto pode simbolizar a caminhada ao centro do próprio ser. Quem segue com determinação o traçado, sem divagar nem se confundir, aprende que afastamentos e aproximações são aparentes. Ao caminhar em um labirinto, cada vez que a sua perspectiva muda, percebe-se que, praticamente, nunca se está voltado para a mesma direção por muito tempo.

Um labirinto está associado à espiral da vida e da criação. É uma manifestação do caminho simbólico que leva o homem a Deus. Na verdade, energias são ativadas quando percorremos os muitos metros nesse caminho de pedras. No Boletim de Sinais nº 4, antiga publicação trimestral do Centro Espiritual de Figueira, lemos: “Essa jornada em direção ao centro do ser, requer fé, obediência e disciplina de quem o percorre. Fé para prosseguir em sua trilha, apesar de, às vezes, ela aparentemente afastar-se do centro, que é a meta; obediência para cumprir com paciência o percurso; disciplina para não retardar nem apressar os próprios passos.”

Projeto do Labirinto – Fotos e Dados

A entrada do labirinto do Núcleo-Luz Sagrados Reinos está situada no sentido Sudoeste para Nordeste, conforme orientação geográfica do labirinto de Chartres, a seguir:

Labirinto na Comunidade-Luz Figueira
Orientação geográfica da Catedral de Nôtre-Dame – Fonte: internet

Também ficará alinhado em seu eixo Sudoeste/Nordeste (SO/NE) com porta de acesso da casa de oração da seguinte forma:

Labirinto na Comunidade-Luz Figueira
Dimensões do labirinto NLSR e orienta

O labirinto projetado para o NLSR mantém as proporções harmônicas da geometria sagrada do labirinto de Chartres, na razão de duas vezes o diâmetro original de 12,90m. Foi construído com o diâmetro de 25,80m, mantidas as demais proporções do projeto original, conforme a seguir:

Labirinto na Comunidade-Luz Figueira
Legenda: Dimensões do labirinto de Chartres na Catedral de Nôtre-Dame – Fonte: internet

O comprimento do caminho do labirinto no NLSR é de 526,10m até o centro, perfazendo um total de 1.052,20m seu percurso total de ida e volta. Esse caminho, de 70cm de largura, foi construído com pedras Pirenópolis, com gramado no seu interior e entorno.

Finalizando a construção, foram plantadas 30 mudas de cipreste italiano (Tuia piramidalis) em volta do labirinto, à distância circular de 3,14m entre elas.

Labirinto na Comunidade-Luz Figueira

Que a recente concretização do Labirinto, simbolizando um exercício para o alinhamento e a harmonia interior dos seres, possa representar um novo ciclo para o Núcleo-Luz de Figueira em Brasília, que se dedica integralmente a servir aos amados Reinos da Natureza: mineral, vegetal, animal, elemental e humano.

Labirinto na Comunidade-Luz Figueira