O cuidado, respeito e compaixão com todos os Reinos da Natureza são os impulsos que devem conduzir o ser humano em suas ações.

Na ideia central que foi passada por José Trigueirinho Netto em 2013, o filósofo espiritualista e um dos fundadores da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional – FFHI, demonstrou sua preocupação com a saúde e bem-estar dos cães, uma vez que eles têm a tendência de desenvolver tártaro nos dentes e mau hálito decorrente do acúmulo de bactérias.

Pensando nisso, Trigueirinho solicitou ao grupo responsável pelo setor de cuidados animais da Comunidade-Luz Figueira, filiada da FFHI, que desenvolvesse um biscoito para os cães. Motivados por essa intenção, a equipe iniciou uma pesquisa para a elaboração de um biscoito vegano para os animais. O desafio consistia em desenvolver a receita de um biscoito que fosse duro o suficiente para ajudar na limpeza dos dentes e ao mesmo tempo nutritivo e saboroso.

Com muita dedicação, amor e após inúmeras tentativas e ensaios por quase um ano, o grupo apresentou em 2014 o biscoito canino vegano. A receita leva cenoura e beterraba como base. “Foi um sucesso entre nossos cães, que passaram a receber essa delícia do paladar canino” – relata Mariandja, missionária da FFHI que participa desde o inicio do processo de elaboração dos biscoitos na Comunidade-Luz Figueira.

Cerca de 1000 biscoitos são produzidos mensalmente com a ajuda dos missionários da Fraternidade. Atualmente a equipe é orientada pelo colaborador Pascoal Morgensztern, criador da receita. Setenta e três cães são beneficiados pela iniciativa. Cada animal recebe em média cinco biscoitos por semana. A distribuição é feita em sacolinhas de tecido jeans, que foram cuidadosamente costuradas para essa finalidade.

Todos os tutores relatam a alegria com que seus cães recebem esse delicioso alimento, feito com tanto carinho e alegria. Trata-se de um momento especial.

“No exercício contínuo de irradiar o amor, diminuindo assim a indiferença crônica da humanidade diante do Reino Animal tão sofrido, comemoramos com alegria os cinco anos de produção de biscoitos caninos veganos. Estamos felizes por sustentar essa tarefa em resposta ao pedido amoroso de nosso instrutor Trigueirinho: ‘que tenhamos uma alma cheia de compaixão, pela vida que o Reino Animal desenvolve aqui na Terra’”, afirma Mariandja.