A equipe da Fraternidade-Federação Humanitária Internacional (FFHI) gravou um vídeo com os próprios indígenas Warao E´ñepa dando dicas de cuidado e higiene que podem ajudar na prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).

Video em Warao com legenda em espanhol

Video em E´ñepa com legenda em espanhol

As orientações repassadas são baseadas no material distribuído pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS)/(OMS) que são parceiras da Fraternidade-Humanitária (FFHI). Todo o material foi traduzido para as línguas originais Warao e E´ñepa.

Além desse cuidado de transpor as barreiras culturais para fazer com que a informação chegue de forma adequada, estão sendo realizados treinamentos para limpeza diária do ambiente e higiene pessoal nos abrigos Pintolândia e Janokoida.

Atualmente, a população indígena atendida nos abrigos Pintôlandia e Janokoida somam  1.022  pessoas, dessas, 499 são crianças.  Ambos os abrigos estão sob gestão da Fraternidade-Humanitária (FFHI) que atua em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).