Seminário de Educação em Situações de Emergência e Respostas Humanitárias – realizado entre 30 de outubro e 3 de novembro de 2019 na Comunidade-Luz Figueira – foi um evento que reuniu educadores, pessoas e instituições no intuito de criar um espaço de sensibilização, troca, capacitação e construção de propostas de ação humanitária no âmbito da educação.

Diversas mesas redondas, conferências, oficinas e células de debate contribuíram para a capacitação dos participantes, inclusive os que já atuam em respostas humanitárias. Agroecologia e agrofloresta, artes, tinta da terra, expressão corporal, comunicação não violenta e psicologia em emergências foram alguns dos vários temas abordados de forma teórica e prática.

 

 

Destacamos aqui a riqueza das células de debate, onde os participantes refletiram e passaram por uma simulação sobre situações reais inspiradas em vivências de grupos missionários da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais ou pela equipe da Pedagogia de Emergência em diferentes partes do mundo como Colômbia, Brasil, Moçambique, Etiópia e Turquia.

Além disso, foram convidados a desenvolver um projeto de intervenção no âmbito educacional como proposta de aplicação em uma missão humanitária: um estímulo a buscar soluções e fazer dos desafios oportunidades de superação.

“O que você faria estando diante de uma situação em que fosse necessário atender crianças e adolescentes, membros de dezenas de famílias moçambicanas que perderam todos os seus pertences e casas durante a passagem de um furacão e que hoje estão vivendo em um ginásio improvisado como abrigo? A escola do bairro ruiu e não há previsão para a volta às aulas.

E se você tivesse que desenvolver um trabalho para atender crianças e adolescentes sírios com sintomas pós-traumáticos de guerra, em uma pequena sala de uma ONG na capital turca, Ankara?”

Estas e outras situações de vulnerabilidade aguda e crise humanitária foram o foco das reflexões desenvolvidas, que deram origem a 15 projetos cheios de criatividade, apresentados no final do evento.

Essa experiência gerou um riquíssimo material para quem se interessa, atua ou almeja atuar no âmbito pedagógico e educacional perante as emergências que o planeta e a humanidade têm vivido.

Um material para estudo, reflexão e sensibilização, disponível para baixar em PDF, elaborado com a intenção de amenizar o sofrimento gerado por catástrofes naturais ou pelo próprio homem.

 Baixe aqui o conteúdo completo das Células de Debate

O seminário foi realizado pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, por meio de sua filiada Fraternidade Missões FMHI em parceria com a equipe brasileira da Pedagogia de Emergência.

Ainda há muito a fazer. Quanto mais nos unirmos, mais conseguiremos contribuir para amenizar o sofrimento de pessoas em crises migratórias e humanitárias, pois como declarou Reinaldo Nascimento – representante da Pedagogia de Emergência no Brasil e palestrante do seminário – “… o mundo é um só e é pra todo mundo”.

Baixe o material em PDF, compartilhe… E conte para nós a sua experiência!