Uma centena de peregrinos de Belo Horizonte e São Paulo se congregaram no Centro Mariano de Figueira para orar pela Paz mundial, em união interna com a Virgem Maria. O movimento devocional ocorreu domingo, dia 11 de dezembro, durante a sexta peregrinação grupal a este santuário ecumênico. Da capital de Minas Gerais chegaram 73 devotos da Virgem Maria, enquanto que da metrópole paulista vieram 25 crentes.

Boas-vindas na Casa do Peregrino

Os visitantes foram recebidos na Casa do Peregrino da Comunidade-Luz Figueira, onde foi servido um lanche. Em seguida se encaminharam para um dos lagos da comunidade, o qual está localizado na área de hospedagem chamada Vida Criativa. Lá participaram de uma cerimônia de lava-pés, que teve o significado simbólico de purificar os corpos, seguindo o exemplo de Cristo Jesus na Última Ceia, a fim de prosseguir na senda espiritual evolutiva. Assim explicou o frei Supremo do Rei Jesus, monje da Ordem Graça Misericórdia e coordenador do Centro Mariano de Figueira e da Comunidade-Luz Figueira.

Comunhão ecumênica

Oferta pela Paz
Ato seguido, o grupo retornou até a Casa do Peregrino em procissão, levando em andas uma imagem da Virgem Maria. Lá compartilharam uma comunhão ecumênica e em seguida o almoço grupal.

De tarde, todos se dispuseram a orar o Terço da Divina Misericórdia e logo a caminhar em silêncio até a Colina das Aparições, realizando uma oferta pela Paz no planeta. No topo, visitaram os lugares sagrados, como o Portal da Paz, o Campanário, a Casa de Oração Imaculada Paz, a Fonte de São José e a Ermida do Cristo Glorificado. Finalizaram a jornada com uma visita à Oca da Vigília, onde participaram de uma sintonia com a Consciência Indígena.

Cerimônia do Lava-pés

Consagração
A Colina das Aparições foi consagrada como centro de peregrinação pela própria Virgem Maria, durante sua primeira manifestação pública nesse lugar, no dia 9 de setembro de 2011. Naquela ocasião, a Mãe Divina expressou através do Frei Elías del Sagrado Corazón, monge vidente da Ordem Graça Misericórdia: “Vim aqui para consagrar este lugar como um centro de peregrinação, um centro de resgate de almas e de abertura de corações caídos. Vim aqui para fundar um centro de oração permanente, diurno e noturno, pela Paz e pela elevação do mundo”.

Almoço grupal

Desde então, a afluência espontânea de peregrinos ao lugar foi crescendo, assim como a infraestrutura do local. Em maio de 2016 começou uma nova etapa, com a organização de peregrinações grupais por parte da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, através de suas entidades afiliadas. A do domingo passado foi a sexta do ano e a segunda realizada em forma conjunta com grupos provenientes de diferentes lugares do Brasil.

Posto da Associação Maria

“Peregrino”, segundo explica o filósofo espiritualista José Trigueirinho Netto no “Glossário Esotérico” (editora Pensamento, São Paulo), é a denominação simbólica dada ao indivíduo que ingressa e persiste na senda ascensional, assim como a seu espírito (mônada), que percorre a grande jornada cósmica. “No princípio, o peregrino carrega fardos que em sua trajetória, por ignorância, acumulou; pouco a pouco, à medida que se adianta, o poder do amor universal os vai dissolvendo e ensina-lhe a servir. Assim diz a Instrução interna: o verdadeiro peregrino esqueceu-se do próprio nome, do seu passado, do seu futuro – apenas avança. Sua fé está no imponderável.” Outras informações sobre o tema podem ser obtidas nos seguintes livros do mesmo autor: “A Criação” e “O Visitante”, ambos da Editora Pensamento.