Com muita alegria e devoção, começam a se reunir na Comunidade-Luz Figueira, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil, os colaboradores e peregrinos que participarão da Sagrada Semana, evento cristão ecumênico que se realizará do próximo dia 8 a 16 de abril no Centro Mariano de Figueira.

Até o momento já estão no centro espiritual cerca de 600 pessoas das 1400 inscritas e os pedidos de participação continuam chegando, segundo dados da secretaria geral da Comunidade-Luz Figueira. Outros participantes não incluídos nesses dados chegarão durante a Sagrada Semana nos ônibus peregrinos que estão sendo organizados pelos Núcleos-Luz de Figueira e por grupos da Rede-Luz Planetária. Também está previsto que cheguem por conta própria numerosas pessoas sem inscrição prévia. O pico poderia chegar a 2500 pessoas entre a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa, segundo a organização do evento.

“A quantidade de participantes irá mudando ao longo da Sagrada Semana, porque há pessoas que só poderão participar alguns dias. A participação é livre e não é requisito permanecer os oito dias do Encontro”, esclareceu Frei Agustín, monge da Ordem Graça Misericórdia que acompanha o Centro Mariano de Figueira.

Alegoria montada no palco

Estão anotadas pessoas da Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, Fiji, Inglaterra, Irlanda, Itália, Quênia, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Muitos devotos, em todo o mundo, também acompanharão as atividades por meio das transmissões diárias que realizará o canal na internet Misericórdia Maria TV (www.misericordiamariatv.org), de 9 a 16 de abril, a partir das 15 horas (horário de Brasília). As transmissões serão efetuadas em português e contarão com traduções simultâneas ao inglês e espanhol.

Uma Central de Atendimento ao Peregrino montada na Associação Maria recebe diariamente inumeráveis consultas. A maioria tem a ver com meios de transporte e hospedagem. Foi montada uma logística que inclui informações sobre aeroportos e opções de transporte desde São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, assim como a disponibilidade de hotéis nas cidades próximas a Carmo da Cachoeira, como Três Corações (30 minutos), Varginha (1 hora) e Lavras (1 hora).

Programação

Ensaio musical para a Sagrada Semana

A liturgia diária estabelecida para a Sagrada Semana, desde o domingo dia 9 até o domingo dia 16 de abril inclui, a partir das 15 horas (Brasília): abertura a cargo do Coral Sacro da Ordem Graça Misericórdia, leitura do Evangelho, Terço da Divina Misericórdia, Mensagem de Cristo, Sacramentos e Comunhão Ecumênica. Durante o evento se realizará o lançamento oficial do livro “Mensagens de Misericórdia”, que reúne as instruções diárias transmitidas por Cristo Jesus, através do vidente Frei Elías del Sagrado Corazón, monge da Ordem Graça Misericórdia.

O local onde se realizará o evento está sendo preparado com ampliações, reformas, pintura, iluminação, instalação de telões gigantes ao ar livre, montagem de tendas de informação, organização de espaços para a alimentação dos peregrinos e para estacionamento de veículos.

A Sagrada Semana reúne desde 2014 a fieis de todo o mundo que, com intensa devoção, participam nos centros marianos de momentos de oração e contemplação da Paixão de Jesus durante a Semana Santa. “Neste período, Cristo impulsiona aos corações receptivos à transformação e os ajuda a atravesar os tempos atuais com muita paz e esperança”, comentou Frei Agustín.

Mais informações podem ser obtidas em: