A educação de crianças emocionalmente abaladas é uma tarefa que requer muita dedicação e humanidade. A Pedagogia de Emergência tem ajudado educadores em várias partes do mundo a neutralizar traumas infantis por meio de ações imediatas.

Nos cinco abrigos que administra em Roraima, a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), tem especial preocupação com a educação das crianças refugiadas venezuelanas e utiliza dentre outras pedagogias (ou métodos), a Pedagogia de Emergência.

O tema foi amplamente abordado no II Seminário Criança e Adolescente: Bem Comum – Educação para Tempos de Emergência,  realizado em abril deste ano no campus da Universidade Federal de Roraima em Boa Vista.

Em uma das ações realizadas durante o seminário, educadores tiveram a oportunidade de participar de quatro oficinas de capacitação sobre Pedagogia de Emergência.

A pedagoga Anália Calmon, voluntária da FFHI, foi uma das responsáveis pelo encontro. Com muitos anos de experiência como professora Waldorf, ela relata a importância da sensibilização dos educadores que atuam com a Pedagogia de Emergência.