Frei Luciano, gestor geral da Crise migratória, foi um dos participantes da mesa de abertura do II Seminário Criança e Adolescente: Bem Comum – Educação para Tempos de Emergência, cujo objetivo foi contribuir para o fortalecimento técnico e emocional de profissionais da educação, a fim de que possam estar mais preparados para atuar com crianças e adolescentes migrantes que estão na rede pública de ensino, mas vivem em situação de vulnerabilidade. O seminário também foi destinado aos profissionais da Universidade Federal de Roraima, anfitriã e uma das organizadoras do evento, promovido pela Fraternidade, com participação do Unicef  (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Com foco na Pedagogia de Emergência e nas diretrizes da Aliança pela Infância, o Seminário contou com equipe multidisciplinar, desde coordenadores e orientadores pedagógicos em âmbito municipal, estadual e federal, até profissionais de organizações e agências, que lidam diariamente com os impactos da crise migratória venezuelana no contexto da educação em Roraima, estado na região de fronteira do Brasil com a Venezuela, onde está abrigada a maior parte dos refugiados oriundos daquele país.

A Pedagogia de Emergência tem a finalidade de auxiliar crianças e jovens que vivem em zona de catástrofe, guerra ou em situação de vulnerabilidade social a superar suas vivências traumáticas, por meio de medidas estabilizadoras com base na Pedagogia Waldorf. Com essas iniciativas, pretende-se minimizar as perturbações de estresse pós-traumático, pois acredita-se que traumas não superados podem perturbar o desenvolvimento da criança de forma persistente. No Brasil, a Pedagogia de Emergência não consegue atingir todas as crianças e jovens traumatizados. Por isso, o trabalho dá prioridade, atualmente, a professores e educadores que atuam nas organizações sociais.

Promovendo ações de experiência e inspiração, a Aliança pela Infância quer estimular que adultos possam observar as crianças com mais atenção, encantar-se por seus atos e encantar sua relação com elas e, assim, transformar e dar plenitude ao tempo da infância. Um tempo da infância que também fica guardado em cada adulto, na sua maturidade emocional, intelectual e física. Acompanhe um pouco da palestra de Frei Luciano, nesse vídeo, e entenda quais resultados são esperados ao se aplicar esses métodos de ensino.