Não se pode olhar senão para o futuro. Eis porque é preciso nos voltar para as crianças. Somente nelas se encontra o começo do trabalho.
Revelando a nova senda, somente entre as crianças encontrareis o poder da confiança.”
 Helena Roerich in Folhas do Jardim de Morya I (§378)

O Núcleo-Luz de Figueira de São Paulo, Sagrada Casa de Maria Mãe Paulista, estabelece parceria com a Pastoral da Criança e realiza mensalmente uma tarefa junto às crianças da região de Carapicuíba, São Paulo, Brasil.

Os Grupos de Saúde e Cura e de Serviço do Núcleo junto com Grupos da Rede-Luz de SP e monjas do Monastério Ordem Graça Misericórdia apoiam a Pastoral da Criança em uma ação social de acompanhamento nutricional infantil. Essa ação atua na prevenção da desnutrição e da obesidade na infância. Mediante esse acompanhamento, é possível determinar, com mais precisão, o diagnóstico nutricional das crianças, através do Índice de Massa Corporal (IMC) que relaciona peso, altura e idade. A partir desse diagnóstico, os voluntários podem intensificar as orientações aos pais ou responsáveis quanto à alimentação saudável, ao estímulo à prática de atividade física e ao encaminhamento para alguma unidade básica de saúde, se for necessário.

Enquanto algumas crianças são pesadas e avaliadas, as outras que aguardam sua vez participam de atividades lúdicas e recreativas. Os colaboradores vinculados ao Núcleo de São Paulo auxiliam no acolhimento, pesagem e acompanhamento das crianças. Há interação com as mães, auxílio na distribuição da refeição que é ofertada e apoio na harmonização geral do salão comunitário onde ocorre a atividade.

Dependendo da data, são preparadas festas comemorativas como, por exemplo, Dia dos Pais, das Mães, das Crianças, como forma de atrair a presença das famílias.

Esses encontros são transformados em momentos de confraternização amorosa entre todos os grupos e as famílias assistidas”, relata Cláudia Rimini. O serviço junto às crianças revela-se como uma bênção para todos os participantes.

Informações:

nucleosp@comunidadefigueira.org.br