“A empatia e a relação interpessoal são a base de uma pedagogia de sucesso, como foi consolidado dia após dia em Luanda” – José Carlos, membro da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. 

 

Em dezembro de 2019, a Obra de Caridade Criança Santa Isabel (O.C.S.I), recebeu o professor de música José Carlos Bago D’Uva, voluntário português que realizou oficinas voltadas para o desenvolvimento musical das crianças e jovens.

José Carlos é membro voluntário da Fraternidade Humanitária (FFHI) de Portugal, que atendeu prontamente à convocação para apoiar o trabalho humanitário realizado atualmente na África, dando início a uma série de oficinas voltadas para a área da música, em conjunto com os membros dos monastérios da Ordem Graça e Misericórdia (OGM)que têm prestado serviços regularmente ao orfanato.

O objetivo foi levar às crianças e jovens um aprofundamento maior do que o canto pode oferecer como prática musical coletiva. Também foi uma grande oportunidade de fortalecer as bases do Coral Flor do Imbondeiro, formado por crianças e jovens que residem no orfanato.

Todos aderiram às ideias propostas, mostrando sempre um grande entusiasmo! Os jovens aprofundaram o estudo em algumas técnicas importantes, como o controle da respiração e a colocação vocal.

Foram divididos por faixa etária – entre 3 e 6, de 7 aos 11 e dos 12 aos 20 anos – para que pudessem entender as oficinas de forma bem simples e divertida.

Todo o trabalho resultou em uma belíssima apresentação de Natal e na preparação para o ano de 2020.

José Carlos conta que a experiência foi uma oportunidade única de crescimento pessoal e espiritual, “onde ajudamos aqueles que mais precisam, por estarem em uma condição desfavorecida… e a música acaba sendo um meio de elevar consciências a um nível além do caos e da desordem.”

Ele também considera a atividade como “uma forma de podermos fazer algo por alguém que, como nós, faz parte da consciência coletiva global, baseada em valores universais de dignidade e fraternidade – além de raças, fronteiras, crenças… e que se resume no propósito de amar o próximo.”

As oficinas, que aconteceram do dia 22 a 30, contaram com a dedicação de mais de 100 crianças e adolescentes!

As atividades voltadas para a música continuam sendo feitas na Casa da Criança, com novas temáticas, seguindo o mesmo propósito de trabalhar criatividade e inteligência e o amor das crianças e jovens acolhidos ali.

E partir deste último período do mês janeiro, o Coral Flor do Imbondeiro prepara-se para realizar uma nova apresentação, prevista para o dia 15 de fevereiro no Centro Cultural de Viana, município de Luanda. O Coral participará de um concerto musical que será oferecido à juventude do município. 

Conheça mais sobre as atividades que vêm sendo desenvolvidas em Angola!