Entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2019, o Núcleo-Luz de Figueira em Brasília (Núcleo-Luz dos Sagrados Reinos) recebeu, pela primeira vez, a Vivência Missionária Jovem, encontro que objetiva difundir e aprofundar ações de serviço humanitário. O evento percorre diversas cidades congregando jovens para que aprendam ensinamentos sobre o ato de doar de si mesmo para o próximo.

Em um cenário que exibe uma rica paisagem típica do cerrado brasileiro, coroada pela presença do rio Pipiripau e por uma bela biodiversidade de fauna e flora, o foco de todo o trabalho não poderia ser outro senão o serviço aos reinos, que, apesar de tão esquecidos, também representam o próximo em nossas vidas e igualmente devem receber todo cuidado e respeito.   Vivencia Misionaria Jovem Brasilia

As atividades concentraram-se na harmonização dos espaços na área sede do Núcleo, onde foram desobstruídos canteiros com excesso de galhos e troncos, removidas plantas invasoras e organizadas as trilhas de acesso ao lago. Ainda no âmbito do trabalho com o reino vegetal, o grupo realizou o plantio de novas mudas frutíferas na área do pomar e apoiou a revitalização de um sistema agroflorestal, podendo conhecer um pouco mais sobre essa importante técnica de agricultura sustentável.

O reino animal também recebeu sua merecida atenção, com cuidados com os cavalos que ali residem. Esses animais foram resgatados há alguns anos pelos antigos responsáveis e hoje recebem os cuidados para que tenham uma vida digna, sem exploração e livres.

Todas as atividades contaram com o apoio da Rede-Luz, que não somente ajudou na organização prévia do encontro, mas também participou ativamente das ações e acolheu de maneira muito amorosa todos os jovens, que, no final da vivência, compartilharam o quanto esses dias excederam suas expectativas e foram marcantes em suas jornadas.

Cada um desses encontros traz, em si, uma infinidade de impulsos, que vão muito além das tarefas práticas. Cada oração, conversa e liturgia realizadas, somadas à experiência de vivenciar uma forma diferente de conviver, que é a vida grupal, permitem criar uma condição que amplia a consciência da juventude e traz esse impulso do novo. Tudo isso cativa a consciência do jovem que vive seu despertar espiritual e anseia por um conhecimento que o preencha.

Complementando esses impulsos, o grupo fez um estudo sobre as Missões Humanitárias, que representam uma imersão maior na lei do serviço e da doação. Assim, os jovens conheceram algumas ações nacionais e internacionais da Fraternidade graças às missões e puderam entender um pouco mais como funciona esse trabalho, principalmente pelos exemplos da Missão Colômbia Humanitária, que incluiu, pela primeira vez, a Campanha da Juventude em seu quadro de missionários.

O trabalho no Núcleo-Luz de Figueira Sagrados Reinos segue em plena expansão e uma de suas metas é promover mensalmente encontros com a juventude, para trabalhar a instrução e o serviço. Os encontros são gratuitos, ecumênicos e abertos a todos os jovens que tenham, em seu interior, esse anseio para saber mais sobre a vida do espírito e como expressá-la no dia a dia pelo serviço e pelo amor aos reinos da natureza.