Pela primeira vez, depois de 41 edições mensais, a Vivência Missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) deixou como resultado a postulação imediata de voluntários para as missões humanitárias organizadas pela instituição. Isso aconteceu depois do evento que se realizou de 9 a 13 de fevereiro de 2019, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil.

Dos 32 participantes do encontro, nove se ofertaram para servir em alguma das quatro missões que a Fraternidade desenvolve atualmente: dois já partiram para a Missão de Brumadinho e outra ficou na lista de espera; dois estão cooperando na Missão Carmo da Cachoeira e uma terceira fará ritmos semanais; três estão inscritas para a Missão Roraima Humanitária.

41ª Vivência Missionária

Preparando o local para o curso de fraldas

“A 41ª Vivência Missionária apresentou duas tendências muito destacadas: por um lado, despertou com muita contundência o espírito de serviço abnegado e a disponibilidade para atender com rapidez ao chamado interno; por outro lado, foi uma oportunidade para colocar em prática importantes atributos do caminho missionário, como o amor ao próximo e a neutralidade diante dos inconvenientes, já que reuniu um grupo bastante heterogêneo e, em alguns casos, com sérias dificuldades para se adaptar à vida grupal”, descreveu Mariandja, coordenadora das Vivências Missionárias da FFHI.

Confecção de absorventes ecológicos

As Vivências Missionárias tiveram início no ano de 2015, como instância de treinamento e de autoconhecimento daqueles interessados em ajudar nas missões humanitárias. Acontecem todos os meses, com uma duração média de cinco dias. Neste tempo, os participantes aprendem não só questões práticas para o serviço, como também qualidades necessárias numa tarefa grupal, como a convivência de personalidades diferentes e até opostas, a obediência hierárquica, a renúncia a hábitos e visões individuais, a adaptação a ritmos grupais e a situações precárias e de emergência.

Reinos da Natureza

Canil de Lavras

A última experiência incluiu uma visita ao Parque Francisco de Assis, um albergue para cães abandonados, localizado em Lavras, Minas Gerais; um curso de confecção de fraldas e absorventes ecológicos; e uma oficina prática para a elaboração de absorventes, que ficaram disponíveis para doação. Foram confeccionadas 165 unidades, que serão entregues na Casa Lar, um espaço municipal de Carmo da Cachoeira para menores em situação de risco, e nas feiras de distribuição de doações que a FFHI realiza aos sábados no Galpão São José, um depósito que administra desde 2015.

No Parque Francisco de Assis, os voluntários compartilharam a manhã de domingo, dia 10, com os 450 animais hospedados. Também realizaram tarefas diversas de apoio, como a limpeza da área de estadia dos cães e os corredores, a harmonização do setor de cura veterinária (sala de cirurgia, enfermaria e farmácia) e a reorganização do depósito de alimentos balanceados.

Curso de  fraldas ecológicas

No dia seguinte, a educadora ambiental Denise Nobre Aguiar, integrante da Rede-Luz de Curitiba e uma das participantes da Vivência Missionária, realizou um curso, criado por ela, de confecção de fraldas e absorventes reutilizáveis. O seminário conta com um folheto-guia ilustrado e se compõe de três partes: a primeira é de educação ambiental e as outras duas de capacitação para a preparação dos produtos ecológicos.

Vocação da alma

Para a psicóloga Fátima Cavalcante, foi sua terceira Vivência Missionária consecutiva, enquanto que, para Taciana Mazur, foi a primeira. Ambas coincidiram na opinião de que o impulso para servir bate muito forte em seus corações e que as Missões Humanitárias da Fraternidade representam uma excelente oportunidade para canalizar o que denominaram “vocação da alma”. As duas voluntárias se juntaram à Missão Brumadinho, que acontece no local onde, no dia 25 de janeiro passado, se produziu um transbordamento, com a consequente enxurrada de um depósito de resíduos da mineradora Vale, que, até o momento, produziu 166 vítimas fatais, 144 desaparecidos, centenas de animais afetados e um impacto ambiental que perdurará por anos.

A próxima Vivência Missionária acontecerá de sexta (1º) a terça-feira (5 de março de 2019).

Mais informações e inscrições:

inscricaoeventos@fraterinternacional.org