No dia 11 de fevereiro, ocorreu a primeira parte do Mutirão de Castração da Comunidade-Luz Nova Terra, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).  Foi um dia intenso no qual 25 cães foram castrados e mais de 10 foram atendidos em parceria com a equipe dos Veterinários na Estrada, com a presença da médica veterinária, Amélia Oliveira, que já mantém parceria com a Comunidade-Luz há alguns anos. Essa equipe tem o objetivo de levar atendimento veterinário a locais de difícil acesso ou para público com baixa renda.  

Tutores com seus cães aguardando sua vez

O Mutirão atraiu famílias vizinhas e envolveu, nesta missão, os adultos, jovens e crianças da Comunidade-Luz Nova Terra. Todos ajudaram desde a inscrição dos tutores até o despertar do cãozinho recém operado. Tarefa que, segundo os integrantes da Comunidade-Luz, “transcorreu com bastante fluidez e harmonia”.

Crianças cuidando dos cães recém operados

“Os cães que foram castrados são de famílias que habitam no entorno da Comunidade-Luz e, também, cães que aqui vivem – os que chegaram mais recentemente e que aguardavam por essa oportunidade”, explicam.

Fazendo as inscrições

Além das castrações, a equipe veterinária realizou diversos atendimentos gratuitos a cães que necessitavam de uma atenção especial.

Tutor com seu cão recebendo atendimento

Os membros da Comunidade-Luz que participaram do mutirão destacam: “Vale lembrar que castrar cães e gatos é de extrema importância no momento atual, pois dessa forma, há um controle da população dessas espécies, evitando novos casos de abandono e a transmissão de algumas doenças”.

Veterinária prestando atendimento

No domingo, dia 12, o mutirão prosseguiu em sua segunda etapa, que durou o dia todo, com mais castrações e atendimentos.