Missionários participam de formação com a Pedagogia de Emergência Colômbia

Entre os dias 8 e 12 de janeiro, um grupo de 8 missionários, membros da Missão Colômbia, participou dos módulos 2 e 3 da formação da Pedagogia de Emergência (PE), realizado na cidade Santiago de Cali.

Os temas abordados foram Psicotraumatologia II – infantil e juvenil, Trauma e Espiritualidade, ministrados por Bernd Ruf, professor alemão criador da Pedagogia de Emergência.

Além das exposições teóricas, uma equipe composta por membros da PE Colômbia e Brasil desenvolveu oficinas práticas de capacitação pedagógica para intervenções de emergência e baseadas na cura de traumas.

Segundo Carolina, missionária da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) e artista plástica caleña, é “super importante estar aqui e para Cali ainda mais, pois precisamos estar preparados para atender tanto crianças quanto adultos que têm sofrido os movimentos que estão acontecendo no planeta e que já se refletem nesta cidade, como a intensificação do fluxo migratório para cá. Não é por acaso que essa capacitação está acontecendo aqui no início deste ano.”

A FMHI vem acompanhando e se capacitando com a Pedagogia de Emergência, estreitando uma parceria que teve início em 2019 na Missão Roraima, e segue se fortalecendo em 2020.

Missionários participam de formação com a Pedagogia de Emergência Colômbia

Boris, missionário da cidade de Medellín, músico e engenheiro ambiental, sente a formação como “muito interessante, esclarecedora e útil no que estamos desenvolvendo na Missão Colômbia. Entendi o que significa um trauma, como se desenvolve, a relação do trauma com a forma de afetação nas diferentes idades e a importância em poder intervir nos primeiros momentos após o acontecimento de um, evitando que posteriormente se desenvolvam enfermidades psíquicas e físicas.

Aprofundar na concepção dos setênios no desenvolvimento dos seres humanos e o que trabalhar em cada um deles também foi importante para todas nossas atividades. Assim, poderemos tratar e nos aproximar de uma melhor maneira às pessoas as quais temos contato na Missão e que estão passando por crises agudas.

Seguiremos investigando este campo para ter mais recursos com que trabalhar com as crianças e jovens e possibilidades de ativar nossa potência criadora enquanto missionários”.

Missionários participam de formação com a Pedagogia de Emergência Colômbia

A coordenação da Missão Colômbia também teve a oportunidade de realizar uma reunião com Reinaldo Nascimento, coordenador da PE no Brasil – que esteve com a FMHI no Seminário de Educação em Situações de Emergência e Respostas Humanitárias na Comunidade-Luz Figueira – no intuito de visualizar ações futuras na Colômbia e em outras intervenções que a PE venha a fazer, uma construção essencial para lidar com as emergências que têm ocorrido nestes tempos.

Acompanhe e colabore com a Missão Colômbia!