Segunda-feira 25/12 a domingo 31/12

Na quarta-feira, 27, foram retomadas as atividades de educação e artesanato com as crianças com a participação dos adultos da Casa de Passagem de Pacaraima. “Estamos fazendo um trabalho prévio para as atividades da escola para o ano que vem. Vendo as pessoas que irão assumir a tarefa de instruir e acompanhar as crianças”, disse Imer, missionário da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Iniciado trabalho de estimulação psicomotriz com uma criança de um ano de idade com necessidades especiais. A atividade foi realizada com a utilização de brinquedos, que também incluiu a participação da família, formada por cinco adultos e seis crianças que vivem em uma das barracas do abrigo.

Atividade com criança com necessidades especiais

Na sexta-feira, 29, ocorreu um mutirão de saúde promovido pela equipe da Prefeitura de Pacaraima. Médicos e estagiários de enfermagem realizaram procedimentos antiparasitários, aferiram a pressão arterial, e aplicaram testes rápidos de tuberculose e HIV.

Atendimento fora do abrigo

Missionários promoveram ações fora da Casa de Passagem com os imigrantes venezuelanos não indígenas que estão em dois locais da cidade de Pacaraima (um condomínio e um palco). No condomínio estão cerca de 32 pessoas, inclusive alguns indígenas da etnia Enhepá ou Panare. Na estrutura do palco de Pacaraima estão várias famílias não indígenas, alguma vivendo já há quase um ano no local. Foi dada assistência com medicamentos, encaminhamentos médicos, roupas e alimentos.

No sábado, 30, foram realizadas atividades de artesanato com tecidos, costura e miçangas, com as mulheres do abrigo.

Organizando os kits de roupas

Promovidas atividades lúdicas e recreativas com as crianças, com trabalhos de pintura, artesanato e desenho.

No domingo, 31, um grupos de mulheres Warao ajudaram na confecção dos kits com roupas que chegaram de doação do escritório da Fraternidade em Boa Vista. Os kits foram distribuídos no período da tarde.

Preparação das roupas de cerca de 15 crianças que serão batizadas no início de 2018.

No final da tarde, missionários e imigrantes participaram da celebração de missa na Igreja do Sagrado Coração no centro de Pacaraima.