Pacaraima

De 17/03 (sábado) a 19/03 (segunda-feira)

Reunião sobre saúde

No dia 17/03, houve uma reunião na Casa de Passagem para tratar de assuntos referentes à saúde e às condições sanitárias no abrigo. Estavam presentes à reunião membros do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (Setrabes) e da FraternidadeFederação Humanitária Internacional (FFHI), além de médicos voluntários e uma enfermeira venezuelana que fazem trabalho no abrigo.

Possibilidade de plantio

Na manhã do dia 18/03, os missionários da FFHI fizeram uma visita a uma comunidade indígena brasileira para falar com o cacique. O assunto foi a possibilidade de acordo de comodato em relação a algumas terras dessa comunidade para uso agrário, pois existem alguns Waraos agricultores que estão interessados em plantar.

Palestra sobre DST

Já no dia 19/03, os médicos venezuelanos que fazem trabalho voluntário três vezes por semana com seus conterrâneos refugiados fizeram um atendimento aos abrigados na Casa de Passagem. Além disso, ministraram para eles uma palestra sobre DST (doenças sexualmente transmissíveis) e Aids, como parte de uma estratégia de prevenção.

Diversas visitas

Distribuição de lanche

Uma comitiva do Rotary Clube de Boa Vista visitou a Casa de Passagem no dia 17/03 e levou lanche para os abrigados. Foi a primeira vez que um grupo de voluntários fez uma ação desse gênero em Pacaraima.

No mesmo dia, um jornalista do New York Times se encontrou com os abrigados para produzir uma reportagem. Ele esteve toda a tarde fotografando e conversando com alguns Waraos.

Por sua vez, no dia 19/03, uma representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que passará alguns dias em Pacaraima realizou uma visita à Casa de Passagem, para fazer um levantamento das situações relacionadas à saúde dos abrigados.

Ainda no mesmo dia, representantes do Exército brasileiro estiveram na Casa de Passagem para conhecer o trabalho que os missionários da FFHI e demais voluntários realizam ali com os abrigados.