Quinta-feira 22/2 a Domingo 25/2

Quinta-feira 22

O Ministério Público Federal enviou dois pesquisadores encarregados de realizar uma pesquisa de campo, que se iniciou hoje e deve durar mais dois dias.

Na área da saúde, foram registrados 15 atendimentos e dois encaminhamentos ao hospital e ao posto de saúde. Como o próprio médico informou, a desnutrição de muitas crianças agrava problemas que, a princípio, seriam simples.

A distribuição de alimentos foi complementada pela chegada inesperada de pessoas não cadastradas. Apesar disso, todas foram atendidas.

Sexta-feira 23

A terceira e última etapa da vacinação contra o sarampo foi concluída com sucesso: todos foram vacinados.

Durante o atendimento médico habitual das sextas-feiras, 15 pessoas foram atendidas em caráter emergencial e uma foi encaminhada para o hospital com crise aguda de vesícula. Ela será levada amanhã para Boa Vista e, provavelmente, passará por procedimento cirúrgico.

Atividades de artesanato

Continuam as atividades de organização das roupas doadas para serem distribuídas.

Houve aumento do fluxo migratório, tanto de indígenas quanto de não indígenas. Atualmente, no desjejum na casa do padre Jesus, por exemplo, 750 pessoas são servidas e o censo na Casa de Passagem soma 464 pessoas, sendo 200 crianças de zero a 12 anos.

As condições gerais de acomodação estão melhorando, embora ainda existam muitas pessoas dormindo no chão sobre papelões, com algum ou sem nenhum agasalho.

Os membros do Ministério Público Federal prosseguiram com as entrevistas durante todo o dia.

Seguem as atividades de artesanato e de pintura. Hoje foi montado um painel artístico pintado coletivamente de uma forma bem criativa.

Sábado 24

Os atendimentos de saúde, os curativos e as nebulizações são procedimentos diários na Casa de Passagem. Ocorreu encaminhamento ao hospital de duas crianças com suspeita de sarampo.

Logística na distribuição das doações

Houve uma reunião com os homens solteiros para abordar aspectos referentes ao comportamento, esclarecimento sobre as leis brasileiras e as consequências diretas das infrações. Durante a reunião também se falou da preparação de um campeonato de vôlei. Uma iniciativa que gera integração social e coloca a atenção em outras questões.

Continuação da atividade de pintura do painel na varanda de convivência da Casa de Passagem.

Organização das roupas recebidas de doação para distribuição. Por conta da quantidade insuficiente de peças, esse trabalho exige uma logística complexa e detalhada para não criar problemas no momento da distribuição.

Domingo 25

Atendimentos de saúde costumeiros: nebulizações, curativos e encaminhamentos para o hospital. O hospital e o sistema de saúde de Pacaraima estão em uma situação limite devido à quantidade elevada de pessoas atendidas.

Organização das doações de roupas que serão distribuídas para a população que se encontra na Casa de Passagem.

À tarde, os missionários foram à missa na casa do padre Jesus. Trata-se de uma celebração comunitária que reúne boa parte da comunidade Warao, com momentos que alternam os idiomas português, espanhol e Warao. Após a missa, a equipe de missionários aproveitou o tempo para descanso e recolhimento.