Segunda-feira 30/10 a terça-feira 14/11

Inauguração do abrigo

No dia 7 de novembro foi inaugurado o abrigo para imigrantes da cidade de Pacaraima. O local foi cedido pelo governo de Roraima e coordenado pela Secretaria de Assistência Social do Município de Pacaraima, tem capacidade para 200 pessoas e já conta com 220 imigrantes venezuelanos indígenas da etnia Warao instalados.

Abrigo ao anoitecer

“Quase um ano depois dos indígenas estarem morando nas ruas em condições sub humanas, através do esforço de várias entidades, foi aberta a Casa de Passagem de Pacaraima”, disse Imer, missionário da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Os missionários da Fraternidade, em parceria com os servidores da Prefeitura de Pacaraima e os bombeiros da Defesa Civil de Roraima, montaram diversas barracas na área externa do abrigo.

Com a ajuda da prefeitura, Corpo de Bombeiros e apoio de pessoas da cidade, foi retirado o lixo e feita uma limpeza profunda nas ruas onde os imigrantes estavam alojados.

Cadastro e orientação

Cadastramento

Realizada atividade de cadastro dos imigrantes venezuelanos e orientação de documentação em parceria com o Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e a Pastoral do Migrante da Igreja Católica.

O cadastro foi realizado com o preenchimento do formulário do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) e captação de foto. Os imigrantes também receberam orientação a respeito das opções de documentação que o governo brasileiro atualmente oferece de forma gratuita (pedido de refúgio ou de residência temporária por dois anos).

Até o dia 10 de novembro foram solicitados 465 pedidos de refúgio de venezuelanos não indígenas, 186 pedidos de refúgio de venezuelanos indígenas da etnia Warao e um total de 123 pedidos de residência temporária.

Doações

Distribuição de kits de higiene pessoal e alimentos no abrigo em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil. Foram atendidas 50 famílias.

Continuaram os apoios na distribuição de refeições do desjejum e almoço oferecidas pela Paróquia da cidade.