Notícias de 27 de fevereiro até 2 de março

Problemas de saúde de varias crianças indígenas foram o centro das atenções dos missionários e colaboradores durante o início dessa semana. Na segunda feira foram levados ao hospital três crianças: uma delas prosseguiu com seu tratamento da malária, outro foi atendido por disenteria e conjuntivite, a terceira ficou internada no Hospital do Índio, com quadro de pneumonia, desnutrição e problemas de pele.

Na terça feira um bebê com febre foi levado ao centro de emergencias.

Atividades recreativas com as crianças.

Na quarta feira, 1 de março, se aproximou do Centro de Referência ao Imigrante (CRI), uma equipe de TV de Boa Vista para realizar uma reportagem a respeito da tarefa com os refugiados.

Novos rumos

Chegaram à Boa Vista os gestores da Fraternidade, Ricardo Baumgartner e Mirnuk e missionários que se integraram à Missão. O grupo se reuniu na sede do Núcleo-Luz de Figueira em Roraima, com a Rede-Luz local e monges da Ordem Graça Misericórdia, para uma atualização sobre os próximos passos da missão.

No dia 2 de março a jornada começou com uma reunião no CRI entre os missionários e os refugiados indígenas e não indígenas. A intenção era enfatizar a importancia de manter a colaboração de todos nas tarefas diárias de manutenção, cozinha, limpeza dos banheiros e da área externa; também conversaram sobre o fechamento do Centro, previsto para 15 de abril; o apoio aos refugiados não indígenas, para que possam obter autorização legal para ingressarem no mercado de trabalho e a gestão dos passos rumo a integração dos indígenas da Venezuela com indígenas brasileiros, em Terras Indígenas (TI) da região.

Uma professora de geografía da Universidade Federal de Roraima se aproximou do CRI para se inteirar do proceso de ajuda aos imigrantes e iniciar uma campanha de sensibilização entre seus alunos. Segundo ela a situação não está tendo boa aceitação entre os habitantes de Boa Vista.

Foi realizada uma limpeza geral da área externa, onde havia muito lixo acumulado.

O Secretário da Defesa Civil estadual, tenente coronel Doriedson Ribeiro, e os gestores da Fraternidade tiveram uma reunião sobre a condução do CRI e seu funcionamento até o dia 15 de abril.

Ao longo da semana os missionários realizaram a coleta de doações de alimentos em supermercados e padarias. Também receberam doações de frutas, verduras e outros alimentos, ofertadas por particulares.