Quinta 01/06 a 08/06 quinta

Reunião na Setrabes
Na quinta-feira, 1, os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional participaram de uma reunião na Setrabes – Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima, com a força tarefa formada por representantes dessa secretaria, da Defesa Civil de Roraima, do Ministério da Saúde, da instituição Médicos Sem Fronteiras, da Prefeitura de Pacaraima e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Os participantes foram divididos em três grupos, sendo um responsável por discutir as questões de saúde, outro sobre o abrigo dos refugiados (onde foram discutidas as propostas orçamentárias para os abrigos temporários de refugiados em Pacaraima e Boa Vista), e um terceiro sobre o impacto ocasionado pelos refugiados no sistema de saúde em ambas as as cidades.

No dia 2 de junho, pela manhã, venezuelanos conversaram no CRI – Centro de Referência ao Imigrante, na cidade de Boa Vista, com representantes do Setrabes para serem encaminhados para vagas de empregos. Foram realizadas atividades na construção da horta do abrigo, com a ajuda de uma monja da Ordem Graça Misericórdia e refugiados. Realizados atendimentos e acompanhamentos de saúde.

O sábado, 3, iniciou com um momento de oração no CRI. Voluntárias realizaram várias atividades com as crianças do abrigo, como a exibição de desenhos animados e filmes. Foram recebidas doações de alimentos e feita uma reunião com as mulheres do CRI para discutir assuntos diversos e para fazer a distribuição de leite em pó recebido como doação.

Visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil
No período da tarde do sábado, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, fez uma rápida visita ao CRI. Foi decidido pelo prorrogamento do prazo de saída dos venezuelanos (homens, solteiros, não indígenas, e sem filhos) do abrigo para mais alguns dias.

No domingo, 4, os missionários foram ao CRI verificar como estava a situação no local e em seguida foram a uma maternidade da cidade de Boa Vista para visitar uma indígena venezuelana e seu filho que nasceu há poucos dias. No período da tarde, os missionários participaram do coral no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima, com a presença de membros do monastério e de colaboradores.

Equipes de reportagem de TV, jornal e internet, estiveram no CRI na segunda-feira, 5, e produziram reportagens.

Doações da Polícia Rodoviária Federal
Na terça-feira, 6, foram recebidas doações de alimentos (leite em pó, café) dos funcionários da Polícia Rodoviária Federal e uma equipe de TV realizou reportagem no abrigo.

Chegada de mais quatro venezuelanos não indígenas, que ficarão no abrigo pelo prazo de 15 dias, onde receberão apoio inicial para tirar documentos e encontrar trabalho. Crianças começaram a colaborar na criação da horta, e foi realizada uma reunião com mulheres indígenas para falar sobre questões de saúde, das crianças, da necessidade do uso de material de higiene e sobre a colaboração delas nas equipes de limpeza dos banheiros e da cozinha do abrigo.

Visita de representantes da embaixada americana
Durante a semana, representantes da embaixada americana estiveram na casa de São José, onde tomaram conhecimento do trabalho realizado pela Fraternidade junto aos refugiados venezuelanos. Estes representantes também participaram de uma reunião, juntamente com a Fraternidade, na Defesa Civil de Roraima, onde foram informados das ações realizadas desde o início da chegada dos primeiros refugiados ao estado. Na sequência, a equipe da embaixada visitou o CRI e conversou com os refugiados. No dia seguinte o grupo visitou o Núcleo-Luz de Figueira em Roraima e a Associação dos Venezuelanos no Brasil.

Saúde
Na quarta-feira, 7, uma professora da Universidade Federal de Brasília (UnB), representantes do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Roraima (UFRR) estiveram no CRI para saber das condições de saúde dos venezuelanos, de como são feitos os encaminhamentos quando ocorrem os problemas de saúde e sobre os medicamentos utilizados.

Na quinta-feira, 8, uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) esteve no abrigo e realizou vacinação e aplicação de medicação em alguns casos de saúde mais simples.

Acolhimento de refugiados
Dois representantes da Igreja Assembléia de Deus (um pastor e uma missionária) visitaram o CRI e acolheram uma família com duas crianças, uma mulher venezuelana que estava sozinha no abrigo, e um imigrante com problemas de saúde. Alguns refugiados foram encaminhados para o local de acolhimento do “Projeto Bom Samaritano” da Igreja e outros para a casa da missionária.

Cinco voluntárias jovens ajudaram a organizar e selecionar roupas na Casa de São José.

Mais doações
Durante a semana foram recebida doações de roupas e alimentos da Funai – Fundação Nacional do Índio, e de frutas e verduras do Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).