Quarta 19/07 a 23/07 domingo

Obras de terraplanagem

A quarta-feira, dia 19, começou com um encontro de oração com todos do CRI – Centro de Referência ao Imigrante, na cidade de Boa Vista.

Início das obras de terraplanagem na área do abrigo, realizadas pela Prefeitura de Boa Vista.

Captação de alimentos do programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), e recebidas doações de roupas.

Médica e dois enfermeiros da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei), realizaram vacinações.


Exército Brasileiro
General do Exército Brasileiro do Comando Militar da Amazônia visitou o CRI acompanhado de uma comitiva de membros do Corpo de Bombeiros de Roraima. O objetivo foi conhecer o abrigo e avaliar as necessidades gerais do local.

Indígena com suspeita de malária foi encaminhado ao hospital onde foi constatada a doença e iniciado o tratamento. Missionárias acompanharam alguns imigrantes ao posto de saúde.

No período da tarde foi realizado ensaio do coral.

De noite, a Missionária Clara, da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, foi homenageada pelo Rotary Clube de Boa Vista. Dois missionários representaram a homenageada que não pode estar presente na cerimônia.

Imprensa
Na quinta-feira, 20, o CRI recebeu a visita de um jornalista de jornal impresso holandês, que realizou reportagem no abrigo. Uma equipe de reportagem do Grupo de Apoio a Imigrantes Refugiados (Gairf) também esteve no local para conhecer o trabalho do CRI.

Oficina de crochê e costura com as mulheres e atividades com as crianças.

Encontrados cinco filhotes de gatos recém-nascidos no CRI, que foram acolhidos e receberam cuidados.

Líderes indígenas participaram de aulas de português.

Realizados sete atendimentos dermatológicos e psicológicos

Grupo de jovens da Igreja Batista da Venezuela conheceram o CRI e pretendem realizar um trabalho de voluntariado no local.

Conflitos
Duas mulheres imigrantes indígenas brigaram no abrigo e foi preciso a intervenção de policiais militares para resolver o desentendimento.

No dia seguinte foi realizada uma reunião com líder indígena para tratar do assunto.

Reunião na Setrabes

Doações
Na manhã de sexta-feira, 21, representantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) estiveram na base missionária para agendar a entrega das doações da igreja, que ocorreu ainda pela manhã. Foram recebidos diversos tipos de alimentos.

Foram recebidas também doações de material de higiene pessoal e limpeza do Departamento de Proteção Social Especial (Dpse) da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) do estado de Roraima.

Obras no abrigo
Reunião na Setrabes com participação da Secretaria, e representantes da Defesa Civil de Roraima, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas (Acnur), Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), Secretaria de Educação e Desportos (Seed), Secretaria de Obras, Mórmons e Fraternidade. Foi discutido as obras no CRI e acordado o início da reforma para o próximo dia 24 de julho. Estão previstas a reforma no telhado, a correção dos pisos dos banheiros, e a manutenção da rede hidráulica e elétrica.

Feita a organização do espaço na Casa de São José destinado às doações, assim como a triagem das mesmas.

Visita de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) para avaliar as necessidades do local.

Chegada no abrigo de uma imigrante venezuelana com sua criança recém-nascida.


O sábado, 22, começou com a captação de alimentos em um supermercado de Boa Vista

Atendimentos de saúde

Atendimentos de novas famílias de imigrantes venezuelanos que chegaram ao abrigo e atividades com as crianças.

No período da tarde foram feitas compras de materiais de costura e crochê.

Separação de calçados e doações na Casa de São José, e atualização do censo dos imigrantes do CRI.


No domingo, 23, foi realizado trabalho de organização e limpeza na Casa de São José e separação de kits de higiene pessoal e também kits de roupas para os novos imigrantes que chegaram no abrigo.