Quinta-feira 21/09 a domingo 24/09

Qualidade da água

Vigilância Ambiental no abrigo

Na quinta-feira, 21, uma equipe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau/RR) esteve no CRI – Centro de Referência ao Imigrante, e pesquisou sobre a qualidade da água utilizada no local.

 

Cadastro dos imigrantes

Fraternidade cadastrando imigrantes

Grupo formado por membros do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), e de missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, iniciaram o cadastramento dos imigrantes venezuelanos que estão no abrigo e que irão permanecer no local. No cadastro foram coletadas várias informações como dados pessoais, peso, verificação do nível de desnutrição e foto. Cada imigrante receberá uma carteira de identificação.

Realizadas atividades de recreação com as crianças.

Container

Prateleiras instaladas no container

Foram instaladas prateleiras no container alugado pelos Mórmons e que está no CRI, para melhor aproveitamento da capacidade de armazenamento.

Reunião com mulheres indígenas

Realizada reunião de membros do Acnur e da Fraternidade com as mulheres indígenas do abrigo. Foram verificadas as necessidades para que elas realizem seus trabalhos, e abordado a questão delas irem às ruas com as crianças para pedirem esmolas.

Treinamento

Odontóloga da Rede-Luz realizando atendimento

Continuou o treinamento do Acnur para missionários e colaboradores da Fraternidade. Foram abordadas questões gerenciais financeiras, como a produção de planilhas e a prestação de contas.

Chegada de alimentos (verduras e frutas) no abrigo, doadas pelo Programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Membro da Rede-Luz de Roraima, odontóloga, realizou atendimentos para detectar as necessidades de saúde bucal dos imigrantes.

Batizado

No sexta-feira, 22, pela manhã, um Frade Franciscano, junto com um médico e também padre mexicano da Ordem dos Dehonianos celebraram uma missa e realizaram dois batismos. Em seguida o padre mexicano realizou dois atendimentos de saúde.

Representante da Igreja Batista visitou o CRI e trouxe um projeto de ação social que será realizado em dezembro e terá atividades com as crianças, a doação de calçados, roupas, alimentos e kits de higiene.


Imprensa

Criança com queimadura recebe cuidados

Equipe de reportagem da TV Bandeirantes de Roraima entrevistou os monitores da escola do abrigo (Projeto da Casa de Los Niños), no dia 22.
No dia seguinte, uma jornalista e uma fotógrafa da Revista Digital Amazônia Real, realizaram entrevista com a missionária Clara da Fraternidade.

Realizado atendimento de urgência de um menino indígena venezuelano que sofreu queimaduras com a água quente de uma panela. O primeiro atendimento foi feito pelos missionários da Fraternidade.

Médica dermatologista da Rede-Luz em atendimento

No sábado, 23, um jovem apresentou o Projeto Social “Reunião de Saberes Poéticos”, que propõe a articulação de oficinas de poesia e ilustração com as crianças venezuelanas.

Médica dermatologista da Rede-Luz de Roraima realizou atendimentos no CRI.

No final da tarde, membros do monastério, missionários, residentes e colaboradores, se reuniram no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima para assistir a transmissão, via internet, do evento Música para Cura e Elevação da Humanidade (MCEH).


Implantação do escritório na sede da Fraternidade em Roraima

Barracas da Defesa civil na sede da Fraternidade em Roraima

O domingo, 24, foi um dia intenso de trabalho com a implantação do escritório na sede da Fraternidade em Roraima. Foram montadas na área dos fundos da sede, duas barracas emprestadas pela Defesa Civil de Roraima. Em uma delas serão armazenadas as doações de roupas e sapatos, e na outra produtos de higiene pessoal e limpeza.

Todo o estoque de doações que estava de forma provisória na garagem da Casa de São José (CSJ) também foi levado para a sede da Fraternidade em Roraima.

Realizada compras para a manutenção das casas da Fraternidade.

No período da tarde foi feita a Reunião da Missão com todos os participantes em Roraima e representante da Fraternidade, onde foram esclarecidos os novos aspectos do trabalho com o início da parceria com o Acnur

Doação de Arroz

Feita doação de cinco toneladas de arroz que estavam no escritório da Fraternidade em Roraima, para a Associação dos Venezuelanos no Brasil. As doações serão repassadas para as famílias venezuelanas não indígenas e que não estão no abrigo.

Informações:

redeluznasmissoes@fraterinternacional.org