Boa Vista

Quarta-feira 15/02 a Quarta-feira 28/02

Grande movimento de vacinação contra sarampo no período de 15 a 21 de fevereiro, realizada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).

Visita do Ministério da Educação, acompanhada por equipe da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Existe uma grande demanda por redes e a Congregação Filhas da Caridade São Vicente de Paulo tem dado um grande apoio às artesãs.

 Educação diferenciada

Inscrição de crianças na escola de transição

Na última semana de fevereiro foi dado um grande impulso no setor de educação. Foram matriculadas 100 crianças na escola de transição que está sendo implantada no abrigo. Trata-se do Projeto Educação Diferenciada de Transição e Educação Intercultural Bilíngue elaborado pela equipe da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), da Setrabes e da Casa de los Niños para minimizar o impacto da diferença cultural no momento de ingresso das crianças indígenas da rede pública de ensino. Serão ministradas aulas de português, espanhol, e também os idiomas indígenas respectivos (warao ou e’ñapá), fortalecimento das regras de boa convivência, esportes e atividades lúdicas.

Experiência pioneira

Conversa sobre saúde

No dia 26, 17 adolescentes indígenas iniciaram uma experiência pioneira de participação em projeto apresentado pela Escola Estadual Mário Andreazza. A escola preparou um programa com cursos de português, normas disciplinares, música, esportes, entre outros, para preparar as adolescentes para ingressar nas turmas dos cursos regulares. A equipe da Fraternidade (FFHI) colabora realizando o transporte escolar diário das adolescentes.

No dia 28, foi realizada uma roda de conversa de uma enfermeira com os Aidamos do abrigo. Foram tratados temas relativos à informação sobre cuidados de higiene, prevenção de doenças infecciosas e preparo higiênico de alimentos.