Boa Vista

Quarta-feira 08/02 a Terça-feira 14/02

Fibras de buriti

A inserção das crianças na escola exige uma dedicação especial. No caso das crianças indígenas, os missionários da Fraternidade – Federação Humanitaria Internacional, juntamente com a equipe da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (Setrabes) e do Projeto Social Casa de los Niños, prepararam um projeto para uma escola cultural de transição que funcionará dentro do próprio abrigo. O projeto será implantado ainda neste mês de fevereiro e visa preparar as crianças indígenas acolhidas no abrigo da Pintolândia para futuramente estarem em condições de ingressar na rede pública oficial, já que devido à cultura diferenciada as crianças ainda apresentam muita dificuldade de adaptação.

Esta semana a produção de redes foi intensificada. Foi feito um levantamento de quantos brotos de buriti são necessários para processar a fibra usada para confeccionar artesanato na cultura Warao. Mas nem todos gostam de usar a fibra de buriti. Alguns preferem a linha de nylon.

Medição de uma criança

Dia 08 houve a visita de representantes da Defensoria Pública e do Ministério da Saúde, que foram atendidos por uma representante da Setrabes. Esta semana também esteve presente a Pastoral da Criança para pesar e medir as crianças do abrigo.

Com a chegada constante de indígenas, a distribuição de roupa é uma das tarefas que mais envolve tempo e organização. No dia 10 chegaram mais 27 de Pacaraima e a contagem atual chega a 530.

A limpeza do abrigo é outra tarefa incessante e esta semana a Prefeitura de Boa Vista enviou uma equipe de 12 garis para uma limpeza geral no abrigo.