De 1°/5 (terça-feira) a 15/5 (terça-feira)

Dia das Mães

Apresentação de dança

No domingo (13/5), foi celebrado o Dia das Mães no abrigo Casa de Passagem, em Pacaraima (RR). Às 5h da manhã, as indígenas Waraos cantaram em homenagem à Mãe Divina. Após os cânticos, os abrigados oraram os Mistérios Gloriosos do Santo Rosário. As mulheres portavam vestidos que elas mesmas confeccionaram especialmente para a data. Presentes e flores foram ofertados às mães. A celebração contou com apresentações de dança, confraternização e muita alegria entre todos os presentes.

Nascimento

No dia 3/5, os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) chegaram à Casa de Passagem e se depararam com uma indígena que estava em trabalho de parto. A ambulância foi acionada. Os médicos fizeram a aferição da pressão, dos batimentos cardíacos e da temperatura da parturiente. Após esses procedimentos, ela foi levada ao hospital, acompanhada pela mãe.

Pingue-pongue e vôlei

Indígena em trabalho de parto

No dia 4/5, soldados do Exército brasileiro montaram uma mesa de pingue-pongue debaixo da tenda, para que os abrigados possam ter uma distração nas horas vagas.

Já no dia 5/5, soldados do Exército brasileiro e missionários da Fraternidade armaram uma rede de vôlei no abrigo. Uma funcionária da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (Setrabes) doou a bola.

Contêineres

No dia 8/5, o Exército brasileiro enviou cinco contêineres para a Casa de Passagem. Dois para os banheiros masculino e feminino; um para o alojamento dos soldados plantonistas; um para atendimentos de saúde e um para necessidades eventuais.

Reunião escolar

Reunião escolar

No dia 10/5, ocorreu uma reunião com os professores da escola da Casa de Passagem, marcada por iniciativa de membros da Fraternidade. A reunião de toda a equipe educacional, inclusive dos apoiadores da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (Setrabes), tinha em vista o fato de que alguns professores não estavam ministrando aulas ou se mostravam perdidos em relação à dinâmica da escola.

Surto de gripe e de febre

Nesses dias, por motivo da intensificação das chuvas em Pacaraima, ocorreu um surto de gripe e de febre entre os abrigados da Casa de Passagem. Diariamente, estavam sendo atendidas por volta de 50 a 80 pessoas. Alguns enfermos foram encaminhados para o hospital da cidade. As mulheres padecem de mais problemas respiratórios, porque passam muito tempo em meio à fumaça, cozinhando.