De 15/4 (domingo) a 21/4 (sábado)

Busca por lenha

Em vários dias, no caminho para a Casa de Passagem, em Pacaraima (RR), os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) auxiliam os imigrantes indígenas venezuelanos que buscam lenha nos arredores do abrigo. As famílias preparam seus próprios alimentos e usam lenha no processo de cozimento.

Recreação e brinquedos

No dia 15/4, houve muita recreação com as crianças na Casa de Passagem: jogo de vôlei, futebol, pula-corda e brincadeiras de roda. Já no dia 21/4, as crianças pediram seus brinquedos, que estavam pendurados em uma barraca na área externa do abrigo. Essa é a forma que os índios Waraos guardam os brinquedos das crianças para que não se percam.

Advertência

Brinquedos pendurados

No dia 19/4, ocorreu uma reunião antes da distribuição de alimentos. Os Waraos estavam vendendo as latas de leite em pó recebidas de doação nas ruas de Pacaraima. Então, decidiu-se que a entrega de leite em pó seria feita em sacos plásticos, com a quantidade por família. Pediu-se expressamente que os abrigados não vendessem os alimentos e, caso houvesse sobra, esses gêneros alimentícios seriam repassados para outros imigrantes.

Ministério da Saúde

No dia 20/4, ocorreu uma visita de representantes do Ministério da Saúde (MS) para sondar casos de sarampo. Os missionários relataram os casos de catapora e os agentes do MS ficaram de trazer mais vacinas.