Segunda-feira 27/11 a domingo 03/12
Segunda-feira 27 de novembro
Dois indígenas Warao colaboraram na padaria do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, para a produção de pães para o Centro de Referência ao Imigrante – CRI.
Organização das atividades relacionadas ao artesanato e reunião com as artesãs. Pagamento das peças vendidas na feira que ocorreu no domingo e devolução daquelas que não foram vendidas.
Terça-feira 28 de novembro
Administração de medicamentos aos imigrantes.
Acompanhamento de imigrante venezuelana não indígena ao odontólogo e de outros imigrantes ao médico.
Missionárias da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional foram ao Núcleo de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau/RR), onde trataram dos procedimentos necessários para a ida de uma imigrante para a cidade de Manaus realizar tratamento de quimioterapia.
Quarta-feira 29 de novembro
Ônibus do Corpo de Bombeiros transportou imigrantes indígenas Warao para a Polícia Federal para tirarem documentos.
Equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) esteve no CRI e realizou atendimentos médicos no container branco. Foram passadas diversas prescrições de medicamentos e encaminhamentos para exames.
Pagamento às artesãs das peças de artesanato que foram vendidas.
Imigrante venezuelana não indígena foi encaminhada para o abrigo do Ginásio Tancredo Neves.
Quinta-feira 30 de novembro
Alunos do Instituto Batista de Roraima (IBR) visitaram o CRI e fizeram doações.
Realização das atividades de artesanato, com pausas para alongamento do corpo.
Corte de unhas e brincadeiras com as crianças.
Chegada de alguns componentes da equipe técnica contratada pela Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes). O grupo é formado por um coordenador geral, um antropólogo, um psicólogo, uma assistente social e dois agentes sócio instrutores. A contratação é para um período de seis meses e foi realizada por meio de verba federal.
Atividades de harmonização no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima.
Ambulância vinda do Hospital Geral de Roraima deixou no abrigo um imigrante indígena da etnia Pemón. O imigrante acolhido teve a perna quebrada em um acidente e passou por cirurgia.
Sexta-feira 1 de dezembro
Cuidados na alimentação e alojamento do recém-chegado imigrante venezuelano da etnia Pemón. Foi obtida a doação de um par de muletas que foi encaminhada para o imigrante, que não conseguia se locomover devido a cirurgia realizada na perna. “Ele ficou muito contente com a chegada das muletas, que simbolizou para ele sua independência”, disse Cláudia, missionária da Fraternidade.
Membros da Segurança Pública de Boa Vista visitaram o CRI.
Atividades de artesanato.
Missionários da Fraternidade, com a ajuda da equipe técnica do Setrabes, realizaram a pacificação entre duas famílias no abrigo.
Recebimento de alimentos (frutas e verduras) do Programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc).
Chegada de dois containers que foram doados pela Embaixada do Canadá no Brasil. Um será utilizado para atendimentos de saúde e outro para educação.
⟣
Sábado 2 de dezembro
Organização das fichas das peças de artesanato finalizadas e que serão expostas na Feira de Artesanato no Parque Anauá.
Limpeza do ginásio do CRI.
Aplicação de pomadas nos bebês com assaduras.
Pacificação de brigas entre casais no abrigo.
Colaborador voluntário do Núcleo-Luz de Figueira em São Paulo esteve em Boa Vista e construiu desidratadores solares de alimentos. Os equipamentos serão utilizados no CRI, nas casas missionárias, no monastério e no Núcleo-Luz de Figueira em Roraima.
Imigrante indígena Pemón foi levado para o hospital devido a situação do ferimento na perna e foi internado.
⟣
Domingo 3 de dezembro
Harmonização das portas e paredes internas e externas do container azul do abrigo.
Realizada primeira aula de “fuxico” (corte e costura) com jovens e adolescentes do CRI.
Policial militar esteve no CRI para encontrar a mãe de um garoto Warao que sofreu um acidente ao cair de uma árvore em uma rua de Boa Vista.