Quinta-feira 11/01 a domingo 14/01

Quinta-feira, 11 de janeiro

Realizada organização e limpeza do container azul do Centro de Referência ao Imigrante (CRI).

Imigrante embriagado e que também estava sob efeito de drogas, foi expulso do abrigo.

Chegada de novas famílias de imigrantes indígenas da Venezuela.

Voluntários realizaram atividades com as crianças de 7 anos na escola do CRI. Foi trabalhado os nomes dos animais no idioma warao e português, feita a pintura de gravuras de animais e a leitura de letras do alfabeto. Com as crianças menores o trabalho foi realizado no lado externo do CRI, e depois se juntaram com os maiores em atividades lúdicas. Também houve atividade com origami, pinturas livres e aula de violão com um Frei da Ordem Graça Misericórdia.

“Conversamos com alguns colaboradores e responsáveis pelas atividades, sobre a importância de um trabalho mais concentrado com as crianças, pois elas entram e saem da sala a todo instante, mexem nos armários, sobem nas mesas, inclusive as mais velhas. Precisamos fazer um trabalho mais rígido e atento, para que essas crianças não sofram tanto no futuro, caso não voltem a ter a vida simples e livre que tinham nas aldeias”, explicou Alexandrina, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional .

Continuaram as confecções de sacolas na aula de costura.

Sexta-feira, 12 de janeiro

Missionários da Fraternidade verificaram que a porta da horta havia sido violada, com cães e crianças brincando no local.

Reunião com missionária da Fraternidade, membro da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes), e líderes indígenas sobre a questão do comportamento das crianças durante as aulas.

“Aproveitamos a ideia do grupo da Casa de los Niños de criar os crachás com os nomes e fotos das crianças. Os crachás ajudarão a identificá-las melhor, e também a organizar a divisão por idade e horários das aulas, contribuindo para um melhor aproveitamento e crescimento das crianças”, disse Alexandrina.

Voluntários da Casa de los Niños (escola do abrigo) trabalharam com o tema das frutas com as crianças. Elas apreenderam sobre os nomes e experimentaram o sabor de algumas frutas.

Duas missionárias da Fraternidade realizaram um grande mutirão de corte e lavagem de cabelos.

Na atividade de artesanato, foi trabalhado com as imigrantes o que elas pretendem para o futuro.

Sábado, 13 de janeiro

Recebida doação de 11 lixeiras grandes que serão utilizadas no CRI.

Organização das prateleiras do armário da escola do abrigo.

Domingo, 14 de janeiro

Imigrante relatou ter sofrido roubo durante a noite de sua mochila, que continha  documentos e dinheiro. O imigrante irá na próxima segunda-feira na Polícia Federal solicitar nova documentação.

Encontrado um cano de água furado, que provocava um grande vazamento, atrás do container da área da horta do CRI. Foi realizado o conserto com a ajuda de dois imigrantes waraos. Na parede do banheiro feminino permanece o vazamento de água em dois locais.

Finalizada a harmonização das prateleiras do armário da escola do CRI. Foi encontrado um rico material didático para ser trabalhado com as crianças.