Quinta-feira 04/01 a domingo 07/01

Quinta-feira, 4 de janeiro

Atividade de desenho

Na quinta-feira, 4, uma família de imigrantes (casal com dois filhos) que vive no Centro de Referência ao Imigrante (CRI) pediu cesta básica e informou que irá voltar para a Venezuela.

Vários abrigados tem procurado os missionários com problemas de pele causados pelos mosquitos, que estão interferindo também no sono durante a noite.

Ministradas aulas de português e matemática para os adultos.

Brincadeiras com as crianças.

Corte de unhas e apoio na preparação do jantar.

Sexta-feira, 5 de janeiro

Realizada a administração de remédios no abrigo e atendimentos de saúde no container azul.

Aulas de português e matemática.

“Durante a aula, iniciamos conversações com os alunos sobre a vida deles. Assim eles puderam comparar como era a vida na Venezuela, como está agora e o que eles querem para o futuro. O que mais foi enfatizado é que eles só comiam uma vez por dia, e agora podiam ter as três refeições básicas, além das frutas que sempre aparecem como doação e se tornam uma quarta refeição”, disse Alexandrina, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional .

Missionários visitaram uma nova família de imigrantes que chegou com um bebê recém-nascido. “Demos um kit para o bebê e uma lista de nomes para o casal escolher, já que a bebê ainda não tem nome”, disse Alexandrina.

Feita entrega de pacotes de fraldas no container branco para todas as famílias do abrigo com crianças abaixo de 2 anos de idade.

Entrega de remédios.

Sábado, 6 de janeiro

Recebidas doações do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Monges da Ordem Graça Misericórdia organizaram um trabalho de conscientização e perspectiva de vida com as artesãs do abrigo, com a participação de representantes da Organização Internacional de Migração (OIM) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Brasileiro foi pego dentro do abrigo durante a noite pela polícia e levado para a delegacia.

Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) fez conserto do encanamento da saída do esgoto do banheiro. Foi solicitado conserto dentro dos banheiros pois estão com dois canos rompidos.

Realizada instalação de energia elétrica nos containers, exceto no da saúde e educação.

Ventania danificou barraca que fica em frente ao abrigo.

Grupo de voluntários da Igreja Batista fez a doação de sopa.

Após tomar vacina da febre amarela, imigrante se sentiu mal e foi atendida pelos missionários.

Domingo, 7 de janeiro

Brinquedo imitando arma

No domingo, foi organizada a ida para a Feira de Artesanato do Parque Anauá. Porém o evento não ocorreu neste dia, só retornará no mês de fevereiro.

Missionários notaram que as crianças do abrigo estavam com brincadeiras violentas, principalmente os meninos, que criaram brinquedos com pedaços de cabos, paus e ferros, simulando armas.

“Conversamos com eles e conseguimos desmontá-las. Mais tarde brincamos com dobraduras e pinturas de balões com os meninos, e pulamos corda com as meninas”, explicou Alexandrina.

Missionários deram apoio no preparo e distribuição do jantar no CRI.