Quinta-feira 28/12 a domingo 31/12

Quinta-feira 28 de dezembro

Cuidados com bebê

Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional – visitaram as barracas do Centro de Referência ao Imigrante (CRI). Encontraram um menina de aproximadamente 3 anos de idade apresentando sintomas de diarréia.

Artesãs do abrigo não estão comparecendo às reuniões para confecção dos trabalhos, pois estão saindo às ruas nestes últimos dias. Algumas alegam que precisam resolver problemas de saúde e outras para arrecadar dinheiro para enviarem ou levarem para familiares na Venezuela.

Marido da imigrante que está internada com problemas psicológicos e que está cuidando sozinho da filha bebê, tem se mostrado desanimado e cansado. Os missionários tem dado continuamente assistência ao pai e a bebê.

Lavagem de mãos

Mais tarde os missionários receberam a ligação do Centro de Atenção Psicossocial III (Caps III), informando que a imigrante tinha recebido alta. Ela retornou ao abrigo, onde permanecerá sob tratamento, tomando quatro medicamentos.

Retomada a lavagem de mãos de crianças (e adultos que optaram) antes das refeições do almoço. “Sempre é bom realizar esta atividade, mesmo sabendo que os pais não valorizam, deixando as crianças comerem com as mãos (sem talheres) e sem lavá-las”, disse Alexandrina, missionária da Fraternidade.

Limpeza profunda do container de alimentos.

Frei Francisco, da Ordem Graça Misericórdia, fez uma reunião com o antropólogo da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes) e imigrantes homens do CRI para tratarem da questão de empregos.

Membro do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de Brasília, esteve no abrigo para conhecer o local. Ela fará um relatório das condições do CRI.

Limpeza do ginásio

Casal de voluntários fez doação de roupas. A mulher, aluna do Curso de Enfermagem, se propôs a realizar junto com a equipe da faculdade, ações de saúde no abrigo. Foi sugerido para a voluntária a realização de uma atividade de pesagem e medição das crianças do CRI. O marido, funcionário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), irá verificar sobre a continuidade do apoio da empresa ao abrigo.

Sexta-feira 29 de dezembro

Feita a limpeza geral do ginásio do CRI.

A coordenadora da equipe da Setrabes do abrigo e o Frei Francisco da Ordem Graça Misericórdia fizeram uma reunião com os líderes indígenas para conscientizar sobre a importância do trabalho com o artesanato.

Sábado 30 de dezembro

Costura

Foram protocoladas e organizadas várias peças de artesanato finalizadas que serão expostas na Feira do Parque Anauá. Selecionado um líder indígena e mais duas pessoas para acompanhar o trabalho na feira.

Realizadas brincadeiras com as crianças.

Domingo 31 de dezembro

No último dia do ano de 2017, alguns imigrantes foram a missa na Igreja de São José Operário, que fica próxima ao CRI.

Na área próxima a cozinha do abrigo foram encontrados muitos restos de alimentos e moscas. Os responsáveis pela cozinha e distribuição das refeições foram contatados, foi realizada limpeza e dada orientação para o correto descarte das sobras de alimentos.

Confraternização no Núcleo-Luz

Conversas de orientação com os imigrantes que tem saído diariamente para as ruas, e organização das tarefas das aulas de português que serão retomadas na próxima segunda-feira.

De noite foi feita uma pequena confraternização no Núcleo-Luz de Roraima com todos os participantes da Missão Roraima (missionários, membros do monastério e da Rede-Luz, residentes e colaboradores).