Os missionários da Missão Grécia, base permanente da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional – no país helênico, acompanharam as atividades das Missionárias da Caridade de Madre Teresa de Calcutá no Natal. No dia 24 eles foram, junto com as religiosas, à cidade de Corinto, que fica a 80 quilômetros a oeste da capital grega Atenas. Ali visitaram uma comunidade albanesa que está em processo de formação e apoiaram a distribuição de doações. No dia 25, ajudaram a servir almoço a 250 pessoas carentes na casa de serviços das missionárias católicas em Atenas.

Missa na comunidade Albanesa de Corinto, Grécia

Em Corinto, os missionários da Fraternidade compartilharam as celebrações natalinas dos imigrantes albaneses, assistindo, de tarde, um presépio vivo que foi encenado pelas crianças da comunidade, e posteriormente participaram da Missa, realizada no idioma albanês. Em seguida, ajudaram a distribuir as doações trazidas pelas Irmãs de Caridade.

Servindo almoço a carentes de Atenas

No dia seguinte, pela manhã, o grupo foi à casa de serviços das Missionárias da Caridade em Atenas. Lá participaram também de um presépio vivo e da Missa de Natal, que reuniu os acolhidos pela organização religiosa. Desta vez, dois missionários da Fraternidade integraram o elenco teatral representando os Reis Magos Melquior e Gaspar. Depois da celebração religiosa, ajudaram a servir almoço a 250 pessoas carentes, entre gregos e refugiados vindos de países africanos e asiáticos como Iraque, Afganistão, Paquistão e Azerbadjão.

Segundo grupo
Os quatro missionários da Fraternidade que cumprem tarefas atualmente na Grécia constituem o segundo grupo que chegou a esse país, no dia 13 de dezembro passado, para substituir o grupo fundador da base missionária, que permaneceu na Europa por três meses.

Casa das Missionárias da Caridade em Atenas

A base missionária da Fraternidade na Grécia se encontra localizada na cidade de Palaia Fokaia, a 40 km a sudeste de Atenas. Dali os missionários se mobilizam até a capital grega quatro dias por semana. Nas segundas e quartas cooperam com a Caritas Hellas, numa das casas dessa organização católica de assistência social, enquanto que nas terças e sextas colaboram com as Missionárias da Caridade, no local que a congregação tem em Atenas. Nas quintas-feiras, dedicam o dia a harmonizar a sede europeia da Fraternidade. Outra atividade na Grécia é o apoio a uma igreja ortodoxa da cidade de Anavissos, para a preparação e distribuição de alimentos aos necessitados.

Conheça aqui os detalhes da Campanha pela Missão Grécia, acompanhe os relatos e colabore com esta oferta de ajuda humanitária.