Missão Egito

A 21ª Missão Humanitária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) chegou ao fim. Realizada no periodo de 14 a 23 de junho deste ano, na cidade do Cairo, a Missão Egito teve o objetivo de levar impulsos de paz e amor ao Oriente Médio e ao continente africano.

A  iniciativa missionária envolveu a prestação de serviços em uma casa de idosos resgatados de situações de rua e em uma creche para crianças de recicladores de lixo, localizada em um bairro cristão da capital egípcia. Ambos os locais são atendidos pelas Irmãs da Caridade de Madre Teresa de Calcutá.

A assistência humanitária esteve a cargo de uma equipe de sete missionários da FFHI: cinco brasileiros e dois portugueses membros da Rede-Luz Europa.

No lar de idosos, um estabelecimento de cinco andares localizado no bairro de As Subra, os missionários ajudaram nos cuidados básicos dedicados aos internos (separados em ala masculina e ala feminina), nos cuidados de  enfermagem (essenciais para vários deles), na preparação e distribuição de refeições, assim como em tarefas de manutenção das instalações (limpeza de salas, pintura de camas, encanamentos, etc.). Os missionários também acompanharam os momentos de confraternização e entretenimento oferecidos aos idosos durante a semana.

Em várias ocasiões, o grupo da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional pôde interagir também com voluntários egípcios que costumam ir ao local para ajudar as Irmãs da Caridade.

Na creche para crianças carentes, situada em Mokattam, um bairro da periferia do Cairo, os missionários atenderam 43 bebês, de 2 meses a 3 anos de idade. Por ocasião da tarefa, todos os missionários foram pais e mães por um dia. Primeiro foi a vez do grupo feminino e, no dia seguinte, do grupo masculino.

A Missão Egito formou parte da Campanha pela Paz, impulsionada pela Associação Maria, e complementou a Peregrinação pela Paz na Europa.