Sexta-feira, 22 de junho

A jornada missionária de hoje, sexta-feira, 22 de junho, caracterizou-se pelo espírito de fraternidade e alegria que inundou o lar de idosos de As Subra, no Cairo, Egito.

As atividades recreativas se multiplicaram durante a manhã nas duas alas da casa, a masculina e a feminina.

Os membros da Missão Egito, tarefa humanitária desenvolvida pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, cantaram e dançaram com os internos da ala masculina. Os senhores retribuíram as demonstrações de unidade acima das barreiras culturais e de idioma, com músicas que ofereceram com muito carinho e gratidão.

Jovens voluntários

Na ala feminina, os missionários humanitários acompanharam a presença de um grupo de jovens pertencentes a igrejas cristãs, que, assim como em todas as sextas-feiras, chegaram para apoiar as Irmãs da Caridade nas tarefas da casa e no entretenimento das senhoras. Eles cantaram e apresentaram uma obra de teatro bastante divertida para as homenageadas.

“Pudemos experimentar uma grande Paz, que nos fortalece e nos guia para continuarmos com passos firmes. Sentimos também emergir de nossos corações um grande amor”, testemunhou Rosi Freitas, integrante da Missão Egito.

Pela tarde, os homens do grupo terminaram o conserto e a pintura de sete camas. Já as mulheres acompanharam as internas, algumas das quais receberam a visita de familiares. A enfermeira do grupo, Manuela Braga, seguiu oferecendo assistência aos enfermos, com curativos e outros procedimentos.

Contato especial

Posteriormente, Manuela Braga contou um caso que lhe tocou viver e que a comoveu bastante: “Ontem, mantive um contato muito especial com um dos enfermos e hoje ele foi transferido a um hospital privado para que se procedesse com a amputação da sua perna. Pude acompanhar a visita do médico antes da internação, e durante toda a conversa, pude ver como o paciente permanecia em uma profunda e inquebrantável serenidade. Logo, realizei nele um curativo e ele começou a orar. De imediato, senti o impulso de acompanhá-lo na oração. Foi um momento muito especial. Senti no profundo do coração um reencontro de almas pela força da oração”.

A superiora das Irmãs da Caridade no Cairo comentou que a ajuda recebida da Missão Egito lhes permitiu reorganizar espaços na casa de serviços de As Subra para poderem receber mais senhoras idosas e liberar espaço na casa de serviços de Mokattam, afim de receberem e cuidarem de mais crianças nesse local, enquanto seus pais trabalham com a reciclagem do lixo. Em sinal de agradecimento, as monjas presentearam cada missionário humanitário com um crucifixo.