Segunda-feira, 18 de junho

A Missão Egito iniciou tarefas em uma creche para crianças de baixa renda localizada em um bairro marginal do Cairo. Trata-se de uma casa de serviços atendida pelas Irmãs da Caridade em Mokattam, um setor da cidade habitado majoritariamente por cristãos, que sobrevivem reciclando o lixo da capital egípcia.

O local cuida atualmente de 37 crianças (de 1 a 3 anos de idade) e de 43 bebês (de 2 meses a 1 ano de idade). Os dois grupos são atendidos e alimentados em ambientes separados e adequados às suas necessidades específicas. Todos os espaços apresentam um aspecto simples, bem cuidado e limpo. As mães levam seus filhos às 7h da manhã e os pegam a partir das 4h da tarde, depois da jornada de trabalho.

Mamadeiras e fraldas

Para esse local se deslocaram as mulheres do grupo de missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), para ajudar com os pequenos. Duas delas passaram a manhã brincando e cantando com os maiores enquanto outras duas, com o apoio de três colaboradoras adolescentes, interagiram com os bebês. Às 11h os pequenos foram levados para um salão, onde foi servido o almoço. Cada um, apesar de sua pouca idade, pegou seu prato de comida e sentou-se para comer sem a ajuda de adultos. No final, limparam as mãos e o rosto em uma toalha umedecida. Logo tiraram o babador, trocaram de roupa e se encaminharam para um dormitório coletivo para descansar, todos com bastante autossuficiência.

Depois do almoço, as quatro missionárias passaram pela experiência de ter que cuidar, ao mesmo tempo, dos 43 bebês. “Foi uma atividade extremamente intensa para todas, com tantos bebês para dar mamadeira, trocar fraldas, conter choro, entreter no colo… Uma verdadeira prova de fé”, comentou a missionária Rosi Freitas.

Lar de idosos

Enquanto isso, os homens do grupo em missão seguiram ajudando na outra casa de serviços das Irmãs da Caridade, que acolhe idosos retirados de situação de rua. A localidade se encontra no bairro de As Subra, no Cairo, a cerca de 15 km da creche.

Uma atividade especial constituiu a assistência a um idoso que apresentava uma delicada situação de saúde. “Nos pediram para ajudar a atender um irmão que estava com uma ferida bastante grande e profunda. Com muito esforço, conseguimos limpar a chaga e sentimos, nesse momento, a presença do amor fraterno. Também nos chamou a atenção a paz que irradiava aquele senhor, apesar do sofrimento que lhe provocava a situação. E o olhar de gratidão que nos dirigiu quando terminamos o curativo”, compartilhou José Ribeiro.

Para colaborar com esta iniciativa de amor e paz no continente africano, clique aqui.