Sexta-feira, 15 de junho

Em um lar que abriga pessoas da terceira idade carentes de recursos, na cidade do Cairo, teve início hoje a assistência humanitária da Missão Egito, tarefa assumida por sete missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI). O local resgata das ruas pessoas em idade avançada de ambos os sexos e oferece-lhes a oportunidade de continuar suas vidas dentro de um lar, com todas as atenções de que precisam.

A casa, administrada por Irmãs da Caridade, conta com uma ala masculina e uma ala feminina. Os ambientes apresentam muita harmonia e limpeza. Os internos também estão muito bem cuidados. Todos são egípcios, exceto uma senhora, cuja nacionalidade é desconhecida devido à falta de documentos.

Lá convivem idosos em diferentes situações de saúde: alguns apresentam problemas mentais, outros enfrentam enfermidades físicas, dificuldades de locomoção, alguns vivem em cadeiras de rodas e outros já passam seus dias acamados.

Momentos de interação

O grupo da Fraternidade, formado por quatro mulheres e três homens, chegou ao local por volta das 8h30 da manhã. As missionárias interagiram com as internas ocupando-se dos cuidados pessoais (higienização, penteado, harmonização das unhas, etc.). Também participaram de uma pequena festa oferecida às internas, com música egípcia e presentes. Cada senhora recebeu de presente, com muita alegria, um par de argolas. As voluntárias as ajudaram com a colocação dos brincos. Finalmente, ajudaram a servir o almoço.

Já os missionários realizaram tarefas de manutenção na ala masculina, encarregando-se da limpeza dos quartos. Apoiaram também a alimentação e medicação dos internos.

Sozinho no mundo

Lavagem das toalhas de mesa

Pela tarde três missionárias ajudaram na distribuição de alimentos, na higienização de senhoras e no atendimento de pequenas feridas. A quarta missionária acompanhou duas Irmãs da Caridade até um hospital, onde se encontra internado na terapia intensiva, há quase dois meses, um idoso que carece de família e parentes.

Os missionários continuaram com as tarefas de manutenção. Ocuparam-se do sistema de aquecimento de água, dos desperdícios nos vasos sanitários e da lavagem das toalhas de mesa dos refeitórios. Também colaboraram com a distribuição de alimentos e medicamentos aos idosos.

O lar é amparado por doze Irmãs da Caridade. Elas percorrem as ruas do Cairo, identificam casos de maior risco e vulnerabilidade e acolhem os idosos. Alguns chegam em busca de ajuda -seja por alimento, roupa ou medicamentos- e logo voltam às ruas. No entanto, a maioria aceita permanecer no local.

A Missão Egito prestará assistência humanitária no Cairo, capital do Egito, país do norte da África, até o dia 24 de junho próximo. Os que desejam apoiar esta obra de amor e paz podem obter mais informações clicando aqui.