Terça-feira, 20 de fevereiro

O grupo missionário da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional se despediu da comunidade Fwolit e iniciou atividades em outra comunidade da etnia Wichi, desta vez em El Mistol, a 6 quilômetros da cidade de Tartagal. Este movimento faz parte da Missão Confraternizar, realizada em apoio às comunidades indígenas que foram afetadas pelas inundações que estão ocorrendo na província de Salta, norte da Argentina.

A primeira tarefa foi harmonizar o meio ambiente, varrer o lugar e recolher o lixo espalhado no chão. Em seguida foi compartilhado um café da manhã com pães e chocolate. As crianças ofereceram canções de boas-vindas e depois participaram, com entusiasmo, das atividades recreativas.

Casas vulneráveis

Os missionários encontraram o templo da comunidade devastado pelas tempestades que ocorreram recentemente na área e várias casas construídas abaixo do nível do solo, o que as torna vulneráveis ​​as inundações. Eles tem previsto mostrar como criar um muro de contenção das águas, semelhante ao que foi feito na comunidade Fwolit.

Para responder às demandas de várias famílias, organizou-se um pequeno kit de primeiros socorros, com medicamentos sutis disponíveis no grupo, como própolis, espinheira santa, hepatobiliar, cicatricina, apys, arnica, entre outros.

Desjejum comunitário

O cacique da comunidade mostra sinais visíveis de abatimento. Sua principal preocupação, segundo ele revelou, é não poder ajudar mais a sua comunidade como antes, devido a uma doença que o mantém debilitado e a perda de uma estação de rádio comunitária, através da qual conseguia transmitir informações úteis e obter ajuda para as diversas necessidades das diferentes comunidades Wichi da região. “Tivemos uma longa conversa com o cacique. Ele ficou muito agradecido e disse que a presença do grupo missionário trouxe uma nova esperança, que já haviam perdido”, disse Wanderley Freitas, um dos missionários.

Todos aqueles que sintam em colaborar com a Missão Confraternizar podem obter mais informações clicando aqui.