Para minimizar a dor daqueles que perderam seus pertences com as fortes chuvas que atingiram Carmo da Cachoeira-MG, a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), a Comunidade-Luz Figueira, a Prefeitura e a população local se uniram para ajudar a população atingida.

Os voluntários somaram forças para suprir as necessidades mais urgentes dos atingidos pelas enchentes. A Prefeitura providenciou casas, através de aluguel social, para as famílias que foram atingidas e ficaram vulneráveis diante do ocorrido.

A rede de apoio que atuou na cidade pediu a colaboração de todos para ajudar nas doações de colchões, lençóis, cobertores, toalhas, camas, fogões, geladeiras, além de produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis. Um caminhão da Comunidade de Figueira ajudou na arrecadação e entrega destes itens.

Helentiana, missionária da Fraternidade Internacional (FFHI) e responsável pelo setor de emergências da organização, falou sobre todo o trabalho desenvolvido em conjunto: foi um belo trabalho de união e prontidão que conseguiu, em 2 dias, ajudar a amenizar a dor e tristeza dessas famílias que tiveram suas casas alagadas pelas águas da enchente e perderam tudo.”

Os donativos foram levados à Casa da Criança, onde funciona o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As famílias receberam as doações conforme as suas necessidades, identificadas pelas assistentes sociais, através de entrevistas.

Madre Maria Salvadora, da Ordem Graça Misericórdia (OGM) está acompanhando de perto todo o trabalho realizado, e lembra que “são muitas cidades em vários estados do Brasil em condições parecidas e até piores, mas que as pequenas ações, feitas de forma simples e com amor, leva a paz e confortos para todos os necessitados.”