“Um jovem da paz é como um guardião dos Reinos da Natureza” (Mensagem transmitida por Maria, Rosa da Paz, em 30 de julho de 2017, ao vidente Frei Elías del Sagrado Corazón)

Conversa sobre os Reinos da Natureza

O grupo da Campanha da Juventude pela Paz de Salvador, Bahia, Brasil, juntamente com membros da Rede-Luz promoveram uma oficina de reciclagem em prol do Reino Animal em julho de 2018. A atividade contou com a participação de 54 crianças e adolescentes, que são alunos da ONG “Centro Cultural Oficina Reciclável” e moradores do bairro do Calabetão, em Salvador.

Em um primeiro momento, o grupo estimulou um bate-papo sobre os cuidados que o ser humano deve cultivar com os Reinos da Natureza. Durante o diálogo, foram exibidos trechos extraídos do programa Música para a Cura e Elevação da Humanidade que retratam aspectos da Natureza.

Na segunda parte, para aqueles que se sentiram tocados pela temática, ofertou-se uma oficina de confecção de bebedouros para cães e gatos de rua.

Bebedouros para cães e gatos

Os participantes relataram que a atividade foi muito proveitosa e instrutiva. Eles acharam importante a ideia dos bebedouros, porque muitos cães bebem água contaminada nas ruas e, agora, terão a possibilidade de beber água limpa.

“Hoje eu aprendi a cuidar dos animais e da natureza. E eu gostei muito. Também aprendi a fazer bebedouro para cães e gatos”, comentou a aluna Andreia, de 11 anos, após a oficina.

A professora de artes Ana Elisa Improta conduziu a atividade dos desenhos dos tubos (bebedouros), que foram feitos com canetas permanentes e giz de cera. A professora explicou que os desenhos ajudam a comunidade a entender do que se trata e, consequentemente, a respeitar e conservar os bebedouros, situados em locais públicos.

Crianças e adolescentes participantes

O grupo da Juventude pela Paz e os membros da Rede-Luz de Salvador pretendem realizar atividades mensais com os jovens do Calabetão, focando os Reinos da Natureza. A ação teve repercussão: a unidade de saúde do bairro convidou o grupo da Juventude pela Paz para replicar a atividade em suas dependências.

A aluna Andreia finalizou: “Vamos cuidar da natureza e dos animais! Eu refleti que, mesmo que a gente não goste dos animais, devemos tratá-los bem e amá-los”.