da Juventude pela PazO grupo jovem da região de São Carlos participou de um evento junino realizado pela ONG AMMA, instituição localizada na cidade de Pirassununga, interior de São Paulo, que desenvolve atividades socioeducativas para cerca de 450 crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos. Uma vez ao ano, a entidade promove um encontro que reúne cerca de 500 pessoas por dia, durante três dias consecutivos. Neste ano, foi entre 20 e 22 de junho.

O grupo jovem da cidade, que já desenvolve atividades de arrecadação para a Campanha da Juventude pela Paz, movimento apoiado pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, viu nesse evento uma oportunidade de expandir suas ações. Ao sugerir uma parceria com a ONG para esse encontro, foi convidado a montar uma barraca: escolheram participar com alimentos vegetarianos.

Antes, porém, o grupo se mobilizou para organizar o cardápio e buscar doações de alimentos. Diversos estabelecimentos comerciais e instituições locais foram acionados. Amigos, parentes e conhecidos foram convidados a apoiar essa iniciativa. Muitas doações foram recebidas, desde ingredientes para confecção dos alimentos, equipamentos necessários para a barraca até pães, bolos, salgados e utensílios.

No dia 20, os jovens estavam prontos para sua primeira experiência em um evento dessa natureza, ávidos por saberem se o tema vegetariano seria aceito por um público até então desconhecido. Pouco a pouco as pessoas foram se aproximando e experimentando os produtos, atraídas também pela alegre decoração da barraca. No entanto, a grande surpresa foi o lanche de hambúrguer de soja, que ganhou os paladares e se tornou o carro chefe do cardápio. Mesmo concorrendo com tantas opções de lanches e alimentos no evento, o hambúrguer vegetariano ganhou muitos adeptos.

No terceiro dia, o encontro culminou com a primeira jornada da Juventude Missionária na cidade de Pirassununga, congregando jovens de outras cidades do interior de São Paulo, como São Carlos, Batatais, Campinas e Matão. Ao final, o grupo arrecadou um valor significativo e conseguiu cobrir praticamente todos os custos apenas com doações. Foram dezenas de pessoas mobilizadas para concretizar essa tarefa, que teve ainda o apoio da Rede-Luz de toda a região do interior paulista.

Todos os recursos obtidos na barraca foram destinados para o Festival da Juventude pela Paz, que será realizado no dia 28 de julho na cidade de Salvador, Bahia. A doação do grupo abre as portas para que jovens de outras cidades possam viver também uma experiência de unidade e alegria.