No fim de semana dos dias 23 e 24 de novembro, um grupo de aproximadamente 25 pessoas entre jovens missionários pela Paz, Rede-Luz de Buenos Aires e pessoas chegadas, participaram da décima-primeira Jornada Missionária de Buenos Aires.

Jornada Missionária de Buenos Aires - Novembro de 2019

Nesta oportunidade, o grupo se dirigiu até General Rodríguez, na zona oeste da Grande Buenos Aires. Ali, no Paraíso dos Animais, tarefas de manutenção do lugar foram realizadas. Limparam estábulos, organizaram a propriedade, ordenando as árvores cortadas para dar lugar a novos animais resgatados e fazer espaço para entrada dos veículos próximo ao espaço veterinário.

Há mais de 30 anos que este santuário animal funciona e se dedica a resgatar todo tipo de animais em situação de maus-tratos. Hoje em dia, o Paraíso conta com mais de 850 animais de distintas raças e espécies. O lugar é mantido com doações e apadrinhamento. Desse modo, seus donos, pessoas de idade avançada, podem fazer frente aos gastos com os alimentos e medicamentos de que os animais necessitam. Uma característica muito particular deste lugar é que não colocam nenhum animal para doação. Uma vez que entram no santuário, é dada a eles uma vida digna até a hora de sua morte.

Jornada Missionária de Buenos Aires - Novembro de 2019

No segundo dia da Jornada Missionária, um grupo de 25 pessoas participou da experiência com as Irmãs Missionárias da Caridade, a ordem da Madre Teresa de Calcutá em Beccar, na zona norte da Grande Buenos Aires. O Lar Feminino Don de María, que acolhe entre 20 e 30 mulheres em estado de abandono ou enfermidade. Também dão apoio a um Refeitório Comunitário masculino, em que café da manhã e almoço são servidos para aproximadamente 130 pessoas em estado de pobreza.

Ali, o grupo se desdobrou em tarefas e lugares. Oito pessoas foram para o Refeitório Comunitário, trazendo música para o lugar, enquanto os demais preparavam o almoço e harmonizavam o espaço. Doze pessoas permaneceram no Lar Feminino, onde realizaram tarefas de acompanhamento às internas (música, maquiagem, pinturas de mandalas) e duas pessoas fizeram manutenção do jardim.

Jornada Missionária de Buenos Aires - Novembro de 2019

Depois do encerramento das tarefas no Lar Don de María, o grupo se dirigiu à cidade de Maschwitz, onde se encontrou com o grupo da Juventude pela Paz de Buenos Aires, para organizar e reunir esforços para a realização do próximo Festival da Juventude pela Paz, que ocorrerá na província de Santa Fé, Argentina.