Esse projeto brotou na minha vida como uma cura interior, que eu sempre precisei. Eu tive uma infância muito dura”, relata, em uma voz serena, Irmã Domingas, como é carinhosamente conhecida a fundadora da Obra de Caridade da Criança Santa Isabel (OCSI), entidade criada oficialmente em 2002 para cuidar de crianças, adolescentes e jovens carentes e órfãos de comunidades da periferia de Luanda, capital de Angola. O país africano ainda tenta se recuperar de uma guerra civil que durou quase 30 anos e teve um fim praticamente na mesma época da fundação da OCSI.

Nesse primeiro vídeo da série gravada pela equipe da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais, durante a ajuda levada à OCSI, Irmã Domingas diz que, mesmo tendo sido muito difícil a sua própria infância, sempre cuidou de outras crianças. Ainda menina, prometia a si mesma que, quando crescesse, faria alguma coisa para evitar que uma criança sofresse. Promessa cumprida. A OCSI, cujo foco é a educação, já beneficiou mais de 24.000.

Atualmente, no orfanato Casa da Criança, uma das entidades sob o chapéu da OCSI e a que recebeu ajuda da Fraternidade, são 120 crianças e adolescentes com até 18 anos, nem todas são angolanas. A instituição atende crianças também de outros países do continente africano, que lá encontram uma grande mãe, como todos também consideram a Irmã Domingas. “As quinze primeiras crianças que moraram aqui eram fruto da guerra”, ela relembra nessa primeira parte da entrevista à Fraternidade – em breve publicaremos aqui no site mais relatos da Irmã Domingas, que mostram como toda a sua vida foi dedicada às crianças carentes e órfãs.