“Ser fonte de auxílio para o Plano de Resgate” (Atributo dos Monastérios da Ordem Graça Misericórdia)

A humanidade está enfrentando muitas situações caóticas. As causas são múltiplas: instabilidade econômica, política e social; mau gerenciamento dos empreendimentos humanos; catástrofes naturais, entre outras ocorrências. A necessidade de ajuda humanitária e de auxílio aos Reinos da Natureza é enorme.

A organização, a gestão e a logística dos processos de assistência são alguns dos inúmeros desafios que se apresentam nestas circunstâncias. São situações que requerem muita precisão para que o auxílio aos seres atingidos seja realmente eficaz.

Neste sentido, membros da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) participaram de um curso de extensão em Logística Humanitária, promovido pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São José dos Campos, São Paulo, nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2019.

O curso abordou vários temas: o conceito e a história da logística humanitária; a logística frente à atual probabilidade de aumento dos desastres naturais e antropogênicos (causados pelo homem); e a gestão de doações e de abrigos. A logística humanitária trata da organização, do gerenciamento e da gestão de todos os processos envolvidos em determinado contexto de ajuda humanitária. As etapas de um desastre, desde o plano de contingência, passando pela resposta, recuperação e mitigação do acontecimento, também foram estudadas.

Priscila Vasques, integrante da Fraternidade, comentou que “durante o curso, notei que a logística humanitária é necessária não só para desastres, mas também essencial para outras realidades, como, por exemplo, as Comunidades-Luz. Esse conhecimento pode auxiliar o desenvolvimento da vida grupal. E, quando estamos preparados, por mais que se suceda algo inesperado, estamos mais aptos a dar uma resposta eficiente”.

O estudo e a pesquisa sobre situações de emergência abrem portas para muitos caminhos, seja nas missões humanitárias ou em outros campos de atuação.