Formação na Missão Colômbia sobre o COVID-19

Integrantes da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) que atuam na Missão Colômbia estão participando de uma formação sobre o combate ao novo Coronavírus (COVID-19) oferecido pela Cruz Vermelha.

O treinamento básico se dá em um momento de grande necessidade de entender o que é e como combater a propagação do novo Coronavírus. A formação é oferecida aos integrantes da Missão Colômbia e para todos que residirem em território colombiano.

O objetivo é treinar as comunidades locais para o enfrentamento à pandemia. A Colômbia, assim como muitos outros países, vem tomando medidas extremamente importantes para impedir a expansão de casos do vírus, como a quarentena nas cidades e isolamento social. A Cruz Vermelha ressalta a necessidade de fornecer as informações e recomendações passadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O curso é composto por três módulos com duração de quatro horas cada. Está sendo realizado no período de 26 de março a 13 de abril.  Os participantes realizarão uma avaliação para atestar a compreensão do conteúdo e em seguida receberão um certificado da Cruz Vermelha.

Em sua plataforma digital a organização complementa a necessidade de incluir cursos online para democratizar o acesso às informações:

“A Sociedade Nacional da Cruz Vermelha Colombiana escolhe iniciar cursos virtuais dentro de suas opções acadêmicas para uma melhor inclusão social e oportunidade de aprendizado direcionada a qualquer pessoa com conexão à internet, gerenciando a modalidade de cursos à distância com grande alcance para a Colômbia e o mundo”.

Priscila Vasques, missionária da Fraternidade-Missões (FMHI) e coordenadora da Missão Colômbia, fala sobre a importância dos missionários poderem participar e contribuir com o treinamento: “precisamos entender como esta nova realidade está impactando a resposta humanitária já que estamos inseridos nesse contexto. Devemos conhecer as medidas de prevenção e como todos os órgãos de saúde responsáveis estão trabalhando em todo o mundo, principalmente nas regiões onde atuamos, pois isso tem implicação diretamente nas atividades que fazemos e consequentemente na população beneficiária.”