No dia 30 de novembro de 2019, com ajuda do Exército Brasileiro através de materiais fornecidos e voluntários, foi dado início à construção de delimitação do espaço para a educação no Alojamento de Trânsito em Manaus (ATM), área organizada pela Operação Acolhida para receber os refugiados venezuelanos que chegam de Roraima para etapa de interiorização, e que têm aguardado ali entre 15 e 20 dias.

Inauguração de espaço para educação em Manaus

Nesse ponto, a equipe da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) atua na gestão durante todo o tempo, com atividades recreativas com as crianças, além do recebimento e alocação das pessoas, coordenação da limpeza, tarefas da cozinha e verificação de questões relacionadas à proteção em casos vulneráveis.

Uma limpeza no novo ambiente foi feita após as remoções de algumas saliências de cimento no piso, pois não havia um espaço adequado para as atividades com crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos, que chegam todo o tempo. Nesse fluxo intenso, o alojamento tem capacidade de até 300 pessoas, e o número de crianças e jovens atendidos tem sido em torno de 30 por dia.

Outra melhoria foi a instalação de tomadas para ventiladores e de um vidro entre as divisórias, para possibilitar a visualização dos filhos pelos pais e responsáveis, durante o tempo que estiverem ali. O espaço também recebeu doações de brinquedos novos e continuará sendo aprimorado com abecedário e desenhos, a fim de oferecer também brincadeiras, cantos, dinâmicas e filmes educativos, com o intuito de alegrar o ambiente, acolher e incentivar a todos que ali chegarem. No lado externo, algumas pinturas estão sendo feitas, para sinalizar a área de educação com oficinas de arte: um benefício a todos que estão de passagem.

Inauguração de espaço para educação em Manaus

O objetivo desse espaço, inaugurado no dia 11 dezembro, é receber essas crianças que necessitam de um ambiente calmo, que ofereça conforto e concentração enquanto desenham, brincam e interagem com outras pessoas, para que todos  possam se sentir mais seguros, tranquilos – e que a tensão, natural dessa situação que as crianças,  jovens e seus familiares têm vivenciado, seja amenizada.

 A Operação Acolhida é um instrumento de ação do Estado Brasileiro que, através das Forças Armadas Brasileiras, verifica questões de saúde, materiais, instalações e a organização necessária para acolher pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, causada pelo fluxo migratório. Está estruturada no ordenamento de fronteira e abrigamento, em Roraima, e na etapa de interiorização, em Manaus.

A operação teve início em março de 2018 e os abrigos vêm acolhendo os refugiados, oferecendo acomodações, refeições diárias, atendimento médico, segurança e recebe auxílio de agências da ONU, como: ACNUROIM, UNFPAUNICEF e de outras entidades não governamentais e civis.

Inauguração de espaço para educação em Manaus