Gestor geral da Fraternidade – Humanitária (FFHI) se reúnem com governador do Rio Grande do Sul.

O gestor geral, Frei Luciano, e outros representantes da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), juntamente com representantes da Rede-Luz Porto Alegre, participaram de reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e a secretária do Trabalho e da Assistência Social, Regina Becker, para apresentar o Manual Esfera, suas normas, e oferecer uma formação para setores do governo do estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de que possam conhecer os protocolos apresentados no Manual Esfera para aplicação em situações de respostas humanitárias e emergências.

Segundo o gestor geral da Fraternidade – Humanitária (FFHI), o governador achou importante essa formação incluindo o guia Usando as Normas Esfera em Cenários Urbanos. “Deixamos uma primeira proposta de cronograma e em seguida o Setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) terá reunião com Regina Becker para alinharem mais detalhes”, afirma.

A secretária estadual do Trabalho e da Assistência Social fará a interlocução com a Fraternidade – Humanitária (FFHI) e deverá identificar as instituições, municípios, órgãos governamentais e colaboradores que participarão do treinamento, além de tratar de outros aspectos pertinentes à realização do curso.

Fádia Gonzalez, representante da Rede-Luz Porto Alegre, que é uma das filiadas da Fraternidade – Humanitária (FFHI), foi uma das tradutoras para o português do Manual Esfera. Ela pontua a relevância deste instrumento na resposta humanitária: “o Manual Esfera foi aprovado mundialmente por entidades que atuam no setor humanitário, cujas normas, por já serem certificadas por anos de experiências, podem nortear ações aqui no Brasil e em todo mundo”.

Na reunião também foram abordadas questões relativas às missões humanitárias realizadas pela Fraternidade – Humanitária (FFHI), a sua atuação como ponto focal do Sphere (Genebra), e desde janeiro de 2021 também como ponto focal do parceiro Sphere Association, a Rede Interinstitucional para a Educação em Situações de Emergência (INEE), e ainda questões relativas à capacitação dos voluntários para o enfrentamento de futuras e eventuais crises.

Sobre o Manual Esfera e o Guia “Usando as Normas Esfera em Cenários Urbanos”

Gestor geral da Fraternidade – Humanitária (FFHI) se reúnem com governador do Rio Grande do Sul.

Ambos traduzidos para o português brasileiro e também adaptados para o português de Portugal por meio do dedicado trabalho das equipes do Brasil e de Portugal da Irdin Editora, filiada à Fraternidade – Humanitária (FFHI), o Manual Esfera está disponível desde outubro de 2020 para compra em formato físico ou digital no site da editora.

Publicado originalmente em inglês, este guia de orientações para a atuação em emergências humanitárias possui edições em diferentes idiomas e estava sendo aguardado principalmente em países do continente africano de língua portuguesa.

É um importante instrumento na resposta humanitária, uma das referências mais acessadas para parametrizar as ações humanitárias segundo as boas práticas que garantem efetividade e qualidade na reconstrução de vidas afetadas por catástrofes ambientais, sociais e econômicas, ou por conflitos, armados ou não, em qualquer lugar do planeta.