Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), e outras organizações que compõem o Grupo Interagencial sobre Fluxos Migratórios Mistos (GIFMM), receberam autorização para implementar programas de assistência humanitária, em resposta à Covid-19 e de proteção da população em maior risco, dentro do Estado Colombiano.

O Decreto Presidencial 039, emitido em 14 de janeiro de 2021, e o Decreto Departamental 048, nos Artigos Segundo e Terceiro, garantem a livre circulação dos atores humanitários que fornecem serviços essenciais de salvamento em coordenação com entidades do Estado Colombiano.

De acordo com Priscila Vasquez, missionária voluntária, nesse momento a Fraternidade – Missões (FMHI) está apenas participando em reuniões de atualização e avaliação de possíveis cenários de ajuda para quando for possível à organização voltar ao trabalho de campo na Colômbia.

 

Missão Colombia

Foto tirada no período anterior à pandemia

Missão Colômbia Humanitária

Missão Colômbia Humanitária torna-se uma missão permanente a partir 2018 em resposta ao agravamento da crise humanitária vivida pelos migrantes venezuelanos que chegam ao país, e do deslocamento interno dos próprios colombianos, causado pelas guerrilhas e outras situações de vulnerabilidade.

“Em conformidade com os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os pontos de atenção onde as atividades da Missão Humanitária Colômbia se desenvolviam – o SuperCade Social do Terminal de Transportes el Salitre e a Secretaria de Governo de Bogotá -, foram fechados por tempo indeterminado devido à pandemia da Covid-19”, explica Anderson Santiago, missionário voluntário.

Atividades desenvolvidas

As principais atividades são desenvolvidas sobretudo com crianças, adolescentes e jovens, utilizando as ferramentas da educação em emergência para desenvolver um ambiente de proteção e do fortalecimento da resiliência desde quem enfrenta uma situação de crise humanitária. Também são desenvolvidas atividades de curta duração com famílias em deslocamento.

O foco dos trabalhos está em atividades de Arte-Educação com uma forte incidência no brincar e no relacionar-se consigo mesmo e com o outro, e em temáticas de proteção relevantes ao contexto – como o Autocuidado, a Higiene, o Combate à Violência e o fortalecimento de uma Cultura de Paz.

Saiba mais sobre as Missão Colômbia Humanitária aqui!

Missão Colombia

Foto tirada no período anterior à pandemia