A Fraternidade – Federação Humanitária Internacional promoveu neste último dia 21 de novembro, por meio de seus Missionários, uma confraternização de diferentes culturas e raças com crianças da cidade de Carmo da Cachoeira e de Três Pontas, ambas no Estado de Minas Gerais, Brasil. As crianças fizeram apresentações de Coral e participaram de uma Missa da Pastoral Afro.

As crianças da Escola Parque Tibetano são integrantes da Comunidade Luz-Figueira, muitas delas vindas de diferentes países do mundo. Já as crianças da Escola Arte Educação são formadas também por crianças moradoras da cidade de Carmo da Cachoeira, MG. As crianças de Três pontas participam do Projeto Social Arte Cotidiana, que também colaborou na criação e organização do evento.

grupo_apresentacao_3pontasAs atividades começaram pela tarde, na praça em frente à Igreja de Nossa Senhora das Graças em Três Pontas, com um momento de integração dirigido pela irmã Martzthá, do Monastério do Silêncio da Ordem Graça Misericórdia. Em seguida as crianças apresentaram músicas com o tema da Paz. Houve apresentações de Coral e músicas com ritmo africano. Em seguida todas as crianças participaram de uma Missa da Pastoral Afro.

grupo_missa Afro1Segundo Padre Rogério, da Igreja Nossa Senhora das Graças, a Missa da Pastoral Afro foi criada por Reginaldo Veloso na cidade de Recife, PE, Brasil. É também conhecida como Missa Criola e foi idealizada com o objetivo de aumentar a participação das pessoas de origem africana na igreja. Umas das diferenças é que a missa é mais dançante, sendo cantada no idioma Iorubá. É na alegria e na descontração que o negro expressa sua fé.

criancas_missa_afro_perto2Os cantos carregados de devoção ressoaram com força pela igreja, ajudado pelos sons dos instrumentos africanos. As cores vívidas e alegres dos participantes vestidos com roupas daquele continente, dançando em frente ao altar, comoveram a todos. Durante a Missa, o espírito da Fraternidade criou momentos de União entre os diferentes povos e raças representadas pelas crianças ali presentes.

Afro_missa_mae