Na quinta-feira, 31, representantes da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, vindos da sede da instituição em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil, juntamente com membros locais atuantes da Missão Roraima, realizaram várias reuniões e firmaram parcerias com instituições no estado de Roraima, Brasil.

Reunião em Pacaraima

A primeira atividade foi na cidade de Pacaraima, na região nordeste do estado de Roraima, fronteira com a Venezuela. A comitiva teve um encontro com o prefeito da cidade e confirmou o apoio missionário da instituição por meio da Missão Roraima Humanitária. Além da cidade de Boa Vista, onde já atua, a Fraternidade irá também apoiar na ajuda humanitária aos imigrantes venezuelanos que chegam ao município de Pacaraima.

A Fraternidade também confirmou a presença de monges da Ordem Graça Misericórdia nas atividades da Missão no município.

Durante a reunião, o prefeito da cidade mostrou a planta do futuro Centro de Recepção Warao de Pacaraima, que servirá de acolhimento aos imigrantes indígenas venezuelanos que hoje ocupam as ruas e locais públicos da cidade. Segundo a prefeitura, o abrigo será construído em conformidade com os padrões mínimos de emergência utilizados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Escritório da Fraternidade

Na sexta-feira, 1, pela manhã, os representantes da Fraternidade conheceram a casa onde será instalado o escritório da instituição na cidade de Boa Vista, capital do estado. No local funcionará toda a parte administrativa da Missão Roraima Humanitária, o recebimento e controle das doações recebidas, e servirá como facilitador das ações com o Acnur.

Núcleo-Luz de Figueira em Roraima

Em seguida, a poucos metros de distância, o grupo visitou o novo local onde será instalado o Núcleo-Luz de Figueira em Roraima.

Cooperação entre a Fraternidade e o Acnur

No período da tarde, a comitiva da Fraternidade esteve no escritório do Acnur, em Boa Vista, onde foi assinado contrato de cooperação entre as duas instituições. A ação foi possível graças a uma parceria firmada anteriormente entre a Fraternidade e a Organização das Nações Unidas (ONU) por intermédio do cadastro no Partner Portal.

Defesa Civil de Roraima

Ainda no período da tarde, a reunião seguinte foi na sede do Corpo de Bombeiros, com os representantes da Defesa Civil do estado de Roraima, que confirmaram o apoio logístico à Fraternidade nas duas cidades da missão no estado.

A Defesa Civil se comprometeu também a estabelecer um contrato de parceria com a Fraternidade com relação a administração do abrigo em Boa Vista.

Universidade Federal de Roraima

A última atividade do grupo aconteceu no início da noite, em uma reunião com o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que informou que a instituição de ensino está disposta a colaborar com as ações humanitárias.

“Esta parceria que está sendo firmada com a Universidade prevê que o abrigo, tanto em Boa Vista como em Pacaraima, assim como o próprio escritório da Fraternidade, sirvam como uma forma de extensão do campus, seja na realização de estágios como também para o próprio desenvolvimento do saber por intermédio da atuação dos professores e alunos. Além disso, trará a oportunidade aos estudantes de entrarem em contato com a problemática social dos refugiados, com o impacto disso na vida cotidiana de Roraima e principalmente com a ação abnegada e totalmente voluntária que é realizada por todos os missionários e monges. É um exemplo de vida de serviço para o bem geral, que pode marcar profundamente a consciência desses jovens que estão se formando para atuar na sociedade”, disse Mirnuk, integrante da Fraternidade.