Integrantes da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI)Comunidade-Luz Flor de Lys, Monastério da Graça de Deus e Rede-Luz Europa, participaram de uma formação para primeiros socorros, que ocorreu em Fátima, Portugal.

A formação foi ministrada pelo enfermeiro Porfírio dos Santos, que tem certificado pelo INEM-Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal, com vasta experiência na área de primeiros socorros e iniciou o encontro com os princípios gerais do socorrismo, mostrando qual o papel do socorrista e a tipologia do socorro.

O curso teve início na manhã do dia 22 de fevereiro, e foi organizado em dois módulos, um teórico, no período matutino, e outro prático, na parte da tarde. Contou com 25 participantes presenciais, sendo que do módulo teórico participaram 40 membros da Rede-Luz Europa, por transmissão online. O módulo prático foi acompanhado por todos os presentes, mas de acordo com as normas da formação, apenas 10 participaram ativamente das simulações.

Na parte da tarde o enfoque foi sobre como deve ser uma rápida intervenção do socorrista que presencia uma parada respiratória, utilizando os algoritmos SBV (Suporte Básico de Vida). Neste caso, o socorrista deverá verificar as condições de segurança da situação, estado de consciência da vítima, a permeabilização das vias respiratórias, saber como pedir auxílio aos serviços de emergência, aplicar compressões cardíacas externas alternadas com insuflações até até a chegada do atendimento por profissionais especializados.

Cada participante recebeu um Manual de Primeiros Socorros e o Manual de Suporte Básico de Vida (SBV) para Adultos, este último, do Instituto de Emergência Médica (INEM) de Portugal.

No dia 14 de março será realizada a segunda e última parte desta formação, com dois módulos práticos.

Saiba mais sobre as atividades da Fraternidade-Federação Humanitária Internacional (FFHI) e suas filiadas na Europa clicando aqui.