Ouça o áudio de Trigueirinho sobre o tema icone-audio

A cura

A cura de uma civilização, de uma raça ou de um Reino da Natureza requer muito mais do que o esforço de indivíduos isolados. Necessita de uma conjuntura que transcenda os padrões normais e vigentes, e que tenha condições de ser receptáculo de estímulos suficientemente potentes para suplantar esses padrões.

Outrora, o povo essênio manifestou esse aspecto profundo da cura. Por isso, um dos significados dados à palavra essênio é terapeuta, o que em certo sentido é uma realidade, ainda que mais ampla do que possa aparentar.

Esse povo, além de atuar na cura de doentes, tinha como propósito mais elevado a cura da humanidade e da vida em toda a face da Terra. O que se consumou no grau que foi possível na época. O retorno da energia essênia à superfície planetária é uma necessidade, pois com isso serão criados o equilíbrio e a harmonia requeridas para que a meta da Terra se realize.

Ascender espiritualmente

Esse retorno é também uma resposta à parcela da humanidade que com insistência clama por condições de ascender espiritualmente.

Sempre houve uma associação da energia essênia com a energia crística, devido ao fato de a presença dos essênios na vida material, no passado, tê-la preparado para receber a vibração do Cristo encarnado.

A manifestação da energia essênia pode ocorrer quando a potencialidade interior dos seres é descoberta. Assim foi no passado, assim é no presente e assim será sempre. As autênticas realizações de qualidade divina emergem quando os homens encontram o que há de divino em si mesmos e a isso se entregam.

A vida essênia renascida em nossos dias não é necessariamente uma vida grupal, não se dá por meio da reunião de indivíduos que assumem um código de ética externo, como às margens do Mar Morto, há mais de dois milênios. Essa vida essênia é na verdade hoje um estado de consciência; portanto, não está mais restrita a formas de convivência, e nada impede um ser de, em condições solitárias, estar imbuído desse estado, ainda que certos indivíduos tenham a tarefa de, juntos, trazerem-no aos níveis concretos da existência, como é o caso de tantos pioneiros da época moderna que passam por essa importante prova.

Nova introdução dessa energia na aura do planeta

A nova introdução dessa energia na aura do planeta preparará a Terra para integrar-se plenamente à Fraternidade cósmica a que pertence. Esse é o objetivo principal do renascimento da consciência essênia nos dias de hoje, e uma das razões de este livro narrar certas experiências. As mudanças externas pelas quais o planeta passará são conseqüência desse passo maiorque ele está dando em âmbito extraterrestre. Por isso, esse ressurgimento é uma realização significativa na sua trajetória cósmica, e não só na evolução da humanidade que habita a sua superfície.

Conduzidos a uma existência superior

Quando essa energia penetra uma esfera de existência manifestada, seja de indivíduos, seja de grupos, impulsiona-a a expandir-se a âmbitos planetários, solares e assim sucessivamente, abarcando campos cada vez mais amplos. A aproximação de uma vibração supra-física a um ser torna-se possível quando ocorre nele uma série de desencantos ou de retiradas de véus, e ele, vivendo essas mudanças, pode unificar-se à sua realidade mais profunda. Do mesmo modo que os seres humanos estão sendo conduzidos a uma existência superior, a Terra está sendo encaminhada a um estado de consciência constituído de energias puras, desprovidas de violência, ignorância e cupidez. Embora representem o futuro, essas energias desde já permeiam os que por elas buscam.

Embora a receptividade a esse manancial de cura seja ainda mínima na maioria dos homens, grandes são suas repercussões quando é plenamente acolhido – o que pode ser constatado pela acelerada evolução dos indivíduos que se dedicam à busca da transcendência. Essas energias, que em épocas passadas fizeram surgir o povo essênio, têm em seu âmago as mesmas qualidades de vibração dos planetas sagrados.

Por isso, trazem à Terra a consagração. Os padrões de conduta de tempos vindouros se expressarão quando comunhões mais profundas com essas correntes cósmicas tiverem sido consumadas em uma parcela significativa da humanidade terrestre, que pode ser considerada pioneira.

Adaptado do livro de Trigueirinho: A cura da humanidade
Texto extraído do capítuloEvocação da Consciência Essênia
Áudio da Irdin – completo em: Conversas com Trigueirinho nº 437